Lógicas e práticas de comunicação em instituições federais de ensino superior
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso visa identificar e compreender as lógicas e práticas de comunicação nas Instituições federais de ensino superior públicas. Como objetivos específicos, fomentar a discussão sobre lógicas de produção nos processos comunicacionais; identificar e compreender as lógicas de produção, construção e circulação de sentido dos processos comunicativos; e por fim, apontar as lógicas e práticas de comunicação percebidas nas Instituições de ensino observadas, sendo elas: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Usou-se como metodologia o acompanhamento das rotinas produtivas das assessorias de comunicação através da observação participante, entrevistas em profundidade e questionário de pesquisa com os coordenadores das mesmas. Como resultado dessa pesquisa identifica-se que as lógicas e práticas de comunicação observadas no atual cenário das três assessorias pesquisadas seguem premissas similares como o alto teor informativo dos portais institucionais, pela grande inclusão nas mídias sociais e por produzirem seus processos comunicacionais sem o alicerce de planejamentos estratégicos da comunicação ou políticas de comunicação. Assim, compreende-se que alguns fatores são essenciais para que os processos de comunicação fluam da melhor maneira possível, como: a organização e desenvolvimento de políticas de comunicação, assim como os planejamentos em comunicação que contemplem o plano das ações, estratégias e ferramentas comunicacionais e, evidentemente, identifiquem e entendam quem são os públicos da Instituição.
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