Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorSilva, Elizângela Rolim da
dc.date.accessioned2019-06-17T17:43:26Z
dc.date.available2019-06-17T17:43:26Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17021
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThis research brings as main theme the accessibility for deaf in the reception of the automobile dealership of Santa Maria - RS. The work presents as main objective to verify how effective the interaction and communication between deaf and listeners, in conce ssionaires that receive deaf clients interested in knowing the vehicles available in the store. As for the research problem, it intends to know: how does the accessibility happen among deaf people and listeners in the Santa Maria concessionaire to ensure differentiated treatment for deaf clients? This is a descriptive qualitative research of the Case Study type. The instrument that is used for the data collection will be the Interview. The participants of this research will be the deaf clients and the liste ners employees of local automotive concessionaires. The interviews are recorded in audio for the listeners’ people and on videotape for the deaf, considering a language of access of these users. Therefore, it will be performed in Portuguese, oral for the listeners and in Libras for the deaf people. A theoretical contribution on Accessibility, Deafness and Legislation is also sought, as well as to bring to the reader theories about the language and the importance of the Sign Language in the Deaf Listeners Communication. As a result, this study reinforces that for communication between deaf and listener’s people to be viable in automobile dealerships it’s necessary to happen through a sign-visual language - the natural language of the deaf community. In this w ay, the differential treatment is preserved for a minority group – the deaf community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectSurdos-ouvintespor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectDeaf listenerseng
dc.subjectLibraseng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleAcessibilidade para surdos em concessionária de veículos automotivos em Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeAccessibility for deaf in automotive vehicle concessionaire in Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa traz como tema principal a acessibilidade para pessoas surdas no atendimento em concessionária automobilística de Santa Maria- RS. Tem como objetivo principal verificar como se efetiva a interação e comunicação entre surdos e ouvintes, em concessionárias que recebem clientes surdos interessados em conhecer os veículos disponíveis na loja. Quanto ao problema de pesquisa pretende-se saber: como acontece a acessibilidade entre surdos e ouvintes em concessionária de Santa Maria para garantir tratamento diferenciado aos clientes surdos? Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva do tipo Estudo de Caso. O instrumento que será utilizado para a coleta dos dados será o da Entrevista. Farão parte como sujeitos de pesquisa clientes surdos/ funcionários ouvintes de concessionárias automotivas locais . As entrevistas serão gravadas em áudio para os sujeitos ouvintes e em vídeo tape para os sujeitos surdos considerando a língua de acesso destes usuários. Sendo assim, será realizada em português oral para os sujeitos ouvintes e em Libras para os sujeitos surdos. Busca-se um aporte teórico sobre Acessibilidade, Surdez e Legislação assim como trazer ao leitor sobre a Lingua(gem) e a importância da Língua de Sinais na Comunicação Surdos Ouvintes. Como resultados este estudo reforça que a comunicação entr e surdos e ouvintes seja viável em concessionárias automobilísticas é necessário que aconteça através de uma língua gestual-visual – a língua natural da comunidade surda. Desta forma preserva-se o tratamento diferenciado a um grupo minoritário – a comunidade surda.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto