Gestão democrática participativa: um estudo de caso realizado em uma escola pública municipal situada na periferia de Fortaleza - Ceará, realizado
Resumo
Esta monografia tem como eixo temático o processo de gestão na construção
de uma escola democrática participativa. Constituindo-se de um estudo de caso
realizado em uma Escola Pública Municipal situada na periferia da cidade de
Fortaleza-Ceará, teve por objetivo identificar como a gestão estava subsidiando a
concretização de uma escola democrática participativa e contribuindo para o
processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se do paradigma
educacional, o qual busca a construção de uma escola que utilize as novas técnicas
de uma administração eficaz, com uma nova visão de escola e comunidade.
Participaram da pesquisa vinte e dois educadores - quinze professores e oito
funcionários - que constituíram o primeiro grupo; o segundo grupo foi composto por
vinte e oito alunos da EJA e 9º ano; e o terceiro grupo foi formado por vinte e seis
pais de alunos, totalizando setenta e seis respondentes. Buscaram-se vários
modelos de qualidade na educação, através de referencial teórico que traz
embasamento acerca do tema. A metodologia caracterizou-se por dois aspectos:
bibliográfico e estudo de caso, numa perspectiva qualitativa. Para a coleta de dados,
foram utilizados três questionários, um para cada grupo que compôs o estudo -
alunos, educadores e pais, todos trabalhando a gestão democrática na escola
pesquisada. Verificou-se que, apesar do momento difícil vivido na escola por conta
das crescentes greves, a gestão da escola usufrui de uma boa credibilidade. No
entanto, no que se refere aos aspectos de democratização da escola, ainda há itens
que deixam muitas dúvidas. A maioria dos colaboradores desconhece o tema da
inclusão de uma escola democrática participativa e as respostas foram contraditórias
e vagas. Apesar da aceitação da gestão, muito ainda precisa ser feito para a
obtenção de uma escola democrática participativa. Ressalta-se que alguns fatores
afetaram esta conclusão, destacando-se a greve dos professores e a ausência de
políticas públicas que valorizem uma educação de qualidade na escola pesquisada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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