dc.contributor.advisor | Noguti, Marcelo Yutaka | |
dc.creator | Saldanha, Mayara de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T12:33:41Z | |
dc.date.available | 2019-06-19T12:33:41Z | |
dc.date.issued | 2010-08-27 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17042 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work has as main objective to analyze and apply the Methodology of Problem
Solving as an alternative to teaching and learning in mathematics classroom. The object
of study was chosen by the need to encourage students to tackle new situations, aiming
to bring to the classroom activities that promote the development of strategies and
mathematical reasoning through a diverse practice and significant. As theoretical
predictions were used in studies of George Polya, in The Art of Problem Solving,
guidelines of the National Curriculum, as well as new ideas and perspectives brought
the works of mathematics educators such as Prof. Dr. Lourdes de la Rosa Onuchic and
Prof. Dr. Luiz Roberto Dante, both from Universidade Estadual Paulista
(UNESP). Presents a brief description of the institution chosen for the research, the
State School of Basic Education Humberto de Campos, describing the proposed
mathematical problems in the classroom, which were organized in modules: (1)
Fundamental Operations, (2) System Measurement, (3) Percentage and (4) News. The
descriptions and reflections of practice, present in the final chapter, we address
questions like: Can you learn by solving math problems? What is really knowing how to solve problems? | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de matemática | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Metodologia de ensino | por |
dc.subject | CASE (Centro de Atendimento Socioeducativo) | por |
dc.subject | Teaching and learning of mathematics | eng |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.subject | Teaching methodology | eng |
dc.title | Resolução de problemas: uma metodologia alternativa para o ensino e a aprendizagem de matemática nas escolas do CASE | por |
dc.title.alternative | Problem solving: an alternative method for teaching and learning of mathematics in schools of the case | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal aplicar e analisar a Metodologia de Resolução
de Problemas como uma alternativa para o ensino e aprendizagem de Matemática em
sala de aula. O objeto de estudo foi escolhido mediante a necessidade de estimular os
alunos a abordarem situações novas, visando trazer para a sala de aula atividades que
favoreçam o desenvolvimento de estratégias e raciocínio matemático , através de uma
prática diversificada e significativa. Como fundamentações teóricas foram utilizados os
estudos de George Polya, em A Arte de Resolver Problemas, as orientações dos
Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como as novas concepções e perspectivas
trazidas nas obras de educadores matemáticos como a Profa. Dra. Lourdes de la Rosa
Onuchic e Prof. Dr. Luiz Roberto Dante, ambos da Universidade Estadual Paulista
(UNESP). Apresenta uma breve descrição da instituição escolhida para a realização da
pesquisa, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Humberto de Campos,
descrevendo os problemas matemáticos propostos em sala de aula, os quais foram
organizados nos módulos: (1) Operações Fundamentais, (2) Sistema de Medidas, (3)
Porcentagem e (4) Atualidades. As descrições e reflexões da prática, presentes nos
capítulo final, buscam responder a perguntas como: É possível aprender Matemática
através da resolução de problemas? Em que consiste realmente o saber resolver
problemas? | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |