Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNoguti, Marcelo Yutaka
dc.creatorSaldanha, Mayara de Araújo
dc.date.accessioned2019-06-19T12:33:41Z
dc.date.available2019-06-19T12:33:41Z
dc.date.issued2010-08-27
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17042
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis work has as main objective to analyze and apply the Methodology of Problem Solving as an alternative to teaching and learning in mathematics classroom. The object of study was chosen by the need to encourage students to tackle new situations, aiming to bring to the classroom activities that promote the development of strategies and mathematical reasoning through a diverse practice and significant. As theoretical predictions were used in studies of George Polya, in The Art of Problem Solving, guidelines of the National Curriculum, as well as new ideas and perspectives brought the works of mathematics educators such as Prof. Dr. Lourdes de la Rosa Onuchic and Prof. Dr. Luiz Roberto Dante, both from Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presents a brief description of the institution chosen for the research, the State School of Basic Education Humberto de Campos, describing the proposed mathematical problems in the classroom, which were organized in modules: (1) Fundamental Operations, (2) System Measurement, (3) Percentage and (4) News. The descriptions and reflections of practice, present in the final chapter, we address questions like: Can you learn by solving math problems? What is really knowing how to solve problems?eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino e aprendizagem de matemáticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectCASE (Centro de Atendimento Socioeducativo)por
dc.subjectTeaching and learning of mathematicseng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.titleResolução de problemas: uma metodologia alternativa para o ensino e a aprendizagem de matemática nas escolas do CASEpor
dc.title.alternativeProblem solving: an alternative method for teaching and learning of mathematics in schools of the caseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationCentro de Ciências Naturais e Exataspor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal aplicar e analisar a Metodologia de Resolução de Problemas como uma alternativa para o ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula. O objeto de estudo foi escolhido mediante a necessidade de estimular os alunos a abordarem situações novas, visando trazer para a sala de aula atividades que favoreçam o desenvolvimento de estratégias e raciocínio matemático , através de uma prática diversificada e significativa. Como fundamentações teóricas foram utilizados os estudos de George Polya, em A Arte de Resolver Problemas, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como as novas concepções e perspectivas trazidas nas obras de educadores matemáticos como a Profa. Dra. Lourdes de la Rosa Onuchic e Prof. Dr. Luiz Roberto Dante, ambos da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Apresenta uma breve descrição da instituição escolhida para a realização da pesquisa, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Humberto de Campos, descrevendo os problemas matemáticos propostos em sala de aula, os quais foram organizados nos módulos: (1) Operações Fundamentais, (2) Sistema de Medidas, (3) Porcentagem e (4) Atualidades. As descrições e reflexões da prática, presentes nos capítulo final, buscam responder a perguntas como: É possível aprender Matemática através da resolução de problemas? Em que consiste realmente o saber resolver problemas?por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto