dc.contributor.advisor | Magnago, Karine Faverzani | |
dc.creator | Silva, Daniele Della Méa da | |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T13:54:51Z | |
dc.date.available | 2019-06-19T13:54:51Z | |
dc.date.issued | 2010-08-30 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17045 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work has been written for inquire how students of elementary and middle school are relating interpretations of mathematical problems (in this case involving linear systems topics) with the language of numbers, the symbolic language and its difficulties in solving them. Does their difficulties are only matter of interpreting the problems and for this reason they can not transpose the common language to the language of numbers? Could it be that your difficulties are only in the matter of resolving them? After analyzing the results of investigations carried out, it was found that most students have difficulty in the development of the problems due to gaps in the interpretation of requests and translation of their knowledge of common language for the symbolic, causing some math concepts become complex and the math discipline to be understood as a major problem in the education of students. The experiences of applications in both schools did not constitute the end point of this work, since these applications have a reduced time available for schools (only two periods) in both surveys. In order to obtain a more accurate assessment, this work will be continued in a future master course. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Sistemas lineares | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Linear systems | eng |
dc.subject | Problem-solving | eng |
dc.title | Ensino de sistemas lineares por meio da resolução de problemas | por |
dc.title.alternative | Teaching linear systems using problem-solving method | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | Este trabalho foi escrito para averiguarmos como os estudantes de ensino fundamental e de ensino médio estão relacionando as interpretações de problemas matemáticos (neste caso envolvendo o conteúdo de sistemas lineares) com a linguagem dos números, a linguagem simbólica e as suas dificuldades em resolvê-los. Será que suas dificuldades estão somente na questão de interpretar os problemas e por este motivo não conseguem transpor da linguagem usual para a linguagem dos números? , será que suas dificuldades estão somente na questão de resolvê-los? Depois de analisar as pesquisas desenvolvidas, chegou-se a conclusão de que grande parte dos estudantes possuem dificuldade no desenvolvimento dos problemas por terem lacunas em interpretar as solicitações e transpor os conhecimentos adquiridos da linguagem usual para a simbólica, fazendo com que alguns conteúdos matemáticos fiquem complexos e que a disciplina seja entendida como um dos entraves na educação dos estudantes. As experiências das aplicações nas duas escolas não constituiu o ponto final deste trabalho, visto que estas aplicações tiveram um tempo reduzido disponibilizado pelas escolas (apenas dois períodos) em ambas pesquisas. A fim de obter uma avaliação mais acurada, este trabalho será continuado em um futuro mestrado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |