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dc.contributor.advisorDrabach, Neila Pedrotti
dc.creatorSales, Silvana de Sousa Lima
dc.date.accessioned2019-06-19T14:45:42Z
dc.date.available2019-06-19T14:45:42Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17048
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractWith many changes that happen in the educational field, specifically in the area of management, it becomes necessary to have a deeper knowledge about these questions, such as understand theoretically the construction of management democracy. Therefore, this research falls within the institutionalization of democratic management, as provided educational principle in the constitution of 1988 in order to broaden the understanding of the elements that are involved in the process. Considering these assumptions, this monograph aims to evaluate the importance of the democratic management process as political pedagogical and professional attitude of the manager and their relationship to democratic management and analyze the mechanisms of this management model, illustrating its limits contributions to democracy and democracy-building school. For this, we used the literature as a methodological procedure, supporting the view of various scholars of the area and to reflections on the subject from a new investigative look. Throughout the study, one can see that the democratic management is linked to the complexity that evolves social life. Thus, concepts and social practices such as democracy, politics and school management should be understood as factors that comprise a broader set of social problems and that cannot be analyzed separately from the complex context of everyday school life and social life. In this sense it is important to note the dialectical relationship between theoretical concepts and experiences of everyday professional education, seeing the theory and practice as allies in the pursuit of individual and social transformation. The democratic management is a new model to manage the school, giving an opportunity to reflect who are the subjects that are part of its construction, through respect and tolerance of socio-cultural diversity, providing equal opportunities for all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectSchool educationeng
dc.titleGestão escolar participativa: desafios e perspectivaspor
dc.title.alternativeParticipatory school management: challenges and prospectseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoCom tantas mudanças que acontecem no campo educacional, mas precisamente na área da gestão, tornou-se necessário um maior aprofundamento sobre estas questões, no sentido de compreender teoricamente como se constrói a gestão democrática. Por isso, esta pesquisa entra na esfera da institucionalização da gestão democrática, assegurada como princípio educacional na Constituição Federal de 1988, no intuito de ampliar a compreensão sobre os elementos que estão envoltos nesse processo. Considerando esses pressupostos, esta monografia tem como objetivos avaliar a importância do processo de gestão democrática como processo político pedagógico; refletir sobre a postura ético-profissional do gestor e sua relação com a gestão democrática e analisar os mecanismos deste modelo de gestão, elucidando seus limites e contribuições para a construção da democracia escolar. Para isso, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico, apoiando-se na visão de diferentes estudiosos da área e ampliando as reflexões acerca do tema a partir de um novo olhar investigativo. Ao longo do estudo, pode-se perceber que a gestão democrática encontrase interligada à complexidade que envolve a vida social. Desse modo, conceitos e práticas sociais como a democracia, a política e a gestão escolar devem ser entendidos como fatores que compõem um conjunto mais amplo da problemática social e que, portanto, não podem ser analisados separadamente do complexo contexto do cotidiano escolar e social. Nesse sentido é importante observar a relação dialética entre os conceitos teóricos e as experiências do dia a dia profissional da educação, vendo a teoria e a prática como aliados na busca da transformação individual e social. A gestão democrática é um novo modelo de administrar a escola, dando oportunidade para se refletir quem são os sujeitos que fazem parte de sua construção, mediante o respeito e a tolerância na diversidade sócio-cultural, proporcionando oportunidades iguais para todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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