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dc.contributor.advisorStorch, Laura Strelow
dc.creatorRocha, Bernardo Abbad da
dc.date.accessioned2019-06-24T12:32:30Z
dc.date.available2019-06-24T12:32:30Z
dc.date.issued2018-12-04
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationDA ROCHA, B. A. As estratégias da Revista Globo Rural no Twitter a partir do humor. 2018. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17064
dc.description.abstractThe present work shows a study about the use of humor by journalism, as a way of circulating news and readers loyalty, having as main objective, to observe how the Twitter profile of Globo Rural magazine uses humor and if the same shows, in this case, as a valid strategy for the loyalty of readers. The narrative course of the work begins with punctual theoretical contextualizations about the aspects that involve this relationship between journalism and humor. Following, a historical context of web journalism itself, as well as the relationship of social networks with it; in this context, Twitter is presented. For the analysis, the publications of Globo Rural magazine, in its profile on Twitter, during the month of August 2018, totaling 214 posts, were investigated. After a detailed presentation of the object and the cuts made for the research, it is presented as methodology, the Content Analysis, which led to a separation of the tweets into seven distinct categories. With the establishment and exposure of these categories, it was possible to verify that the humor contributes to the processes of engagement of the public in Twitter of the magazine, although this engagement is not necessarily reverted in readers of the contents of the publication. Since there is a very big difference between the reader imagined by the magazine's editorial team and the audience stimulated by the social media team, the analysis made it possible to recognize an effort to strengthen Globo Rural's institutional brand through Twitter interactionseng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectHumorpor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectGlobo Ruralpor
dc.subjectSocial networkseng
dc.titleAs estratégias da Revista Globo Rural no Twitter a partir do humorpor
dc.title.alternativeThe Globo Rural magazine’s strategies on Twitter from humoreng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa apresenta um estudo acerca do uso do humor pelo jornalismo, como forma de circulação de notícias e fidelização dos leitores, tendo como objetivo principal, observar como o perfil no Twitter da revista Globo Rural utiliza o humor e se o mesmo se mostra, nesse caso, como uma estratégia válida para fidelização dos leitores. O percurso narrativo do trabalho inicia com pontuais contextualizações teóricas acerca dos aspectos que envolvem essa relação entre jornalismo e humor. Na sequência, é apresentado um contexto histórico do web jornalismo em si, bem como da relação das redes sociais com o mesmo; nesse âmbito, é apresentado o Twitter. Para a análise, foram investigadas as publicações da revista Globo Rural, em seu perfil no Twitter, durante o mês de Agosto de 2018, totalizando 214 postagens. Após uma apresentação detalhada do objeto e dos recortes realizados para a pesquisa, é apresentado como aporte metodológico a Análise de Conteúdo, que levou a uma separação dos tweets em sete categorias distintas. Com o estabelecimento e exposição dessas categorias, foi possível constatar que o humor contribui para os processos de engajamento do público no Twitter da revista, ainda que esse engajamento não necessariamente seja revertido em leitores dos conteúdos da publicação. Como existe uma diferença muito grande entre o leitor imaginado pela redação da revista e o público estimulado pela equipe de mídias sociais, a análise permitiu reconhecer um esforço no sentido do fortalecimento da marca institucional de Globo Rural através das interações pelo Twitter.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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