dc.contributor.advisor | Brignol, Liliane Dutra | |
dc.creator | Campo, Ândreas Luir Silva de | |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T12:35:02Z | |
dc.date.available | 2019-06-24T12:35:02Z | |
dc.date.issued | 2018-12 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.citation | CAMPO, A. L. S. O contexto da convergência e da cultura participativa no universo Machinima. 2018. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17066 | |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the machinima production logic and its possible motivations in the Brazilian context, listing some characteristics that try to situate the machinima in the participatory culture and the digital convergence. The consumption of games has been growing exponentially and the gamer culture has appropriated techniques and technologies, converging between markets and media formats, modifying the use of video games in a socio-cultural practice known as machinima. The present research work is based on the study of the theoretical reference on issues of digital convergence and participatory culture, as well as the historical and conceptual study of machinima. The theoretical study that bases this research guides the guidelines used for the analysis and interpretation of data obtained by online observation and questionnaire with open questions answered through the internet by Brazilian machinimators, participants of the research, who share their productions on YouTube. From the research carried out we can see some similarities between the techniques and technologies most commonly used in Brazilian machinima production, besides pointing out some possible motivations. This work may contribute to the understanding of the machinima universe, serving as the basis for future research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Machinima | por |
dc.subject | Videogame | por |
dc.subject | Convergência | por |
dc.subject | Audiovisual | por |
dc.subject | Video game | eng |
dc.subject | Convergence | eng |
dc.subject | Cinematography | eng |
dc.title | O contexto da convergência e da cultura participativa no universo Machinima | por |
dc.title.alternative | The context of convergence and participative culture in the Machinima universe | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa analisar a lógica de produção machinima e suas possíveis motivações no contexto brasileiro, elencando algumas características que tentam situar o machinima na cultura participativa e na convergência digital. O consumo de games vem crescendo exponencialmente e a cultura gamer vem se apropriando de técnicas e tecnologias, convergindo entre mercados e formatos de mídia, modificando o uso dos vídeogames em uma pratica sócio-cultural conhecida como machinima. O presente trabalho de pesquisa parte do estudo do referencial teórico acerca de questões da convergência digital e da cultura participativa, além do estudo histórico e conceitual do machinima. O estudo teórico que embasa esta pesquisa norteia as diretrizes utilizadas para a análise e interpretação de dados obtidos por observação online e questionário com perguntas abertas respondido através da internet por machinimators brasileiros, participantes da pesquisa, que compartilham suas produções no YouTube. A partir da pesquisa realizada percebe-se algumas semelhanças entre técnicas e tecnologias mais comumente utilizadas na produção machinima brasileira além de apontar algumas possíveis motivações. Este trabalho poderá contribuir para o entendimento do universo machinima servindo de base para pesquisas futuras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |