dc.contributor.advisor | Acosta, Marco Aurélio de Figueiredo | |
dc.creator | Farias, Sayonara Escalante | |
dc.date.accessioned | 2016-06-13T14:44:07Z | |
dc.date.available | 2016-06-13T14:44:07Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1711 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The present study has been realized at Nova Santa Marta district, at Santa Maria city, Rio
Grande do Sul. It was applied on 3 district´s schools: Escola Municipal Adelmo Simas Genro,
Escola Estadual Santa Marta e Escola Marista Santa Marta. In view of the reality that this
schools find themselves we purpose as objective to realize an analyses of the proposals used by
the educators of the curricular component of physical education. Through this we search to
know how the others educators can get over the difficulties that they find, which strategies
they use, what methodologies they apply, which subject develop, how they evaluate, finally
how they work to becomes physical education in something really significant to this students.
To realize this procedures we used a structured interview with open questions directed to the 3
schools teachers beyond the documentary analysis of the projects pedagogical politicians. We
know the importance of the education to change the reality, search through the educate act be
remembered, not only like a person, but by the knowledge changed and built too. Thus we
have to give credibility and really believe in the importance of physical education, because it
makes possible a chance to develop body skills and to participate of cultural activities
expressing feelings, affections and emotions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escolas | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Santa Maria (RS) | por |
dc.title | A educação física nas escolas da Nova Santa Marta: análise das propostas utilizadas para uma transformação social | por |
dc.title.alternative | Physical education on Nova Santa Marta: an analysis of the used proposals | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O presente estudo foi realizado no bairro Nova Santa Marta, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Foi aplicado nas 3 (três) escolas do bairro: Escola Municipal Adelmo Simas Genro, Escola Estadual Santa Marta e Escola Marista Santa Marta. Tendo em vista a realidade em que se encontram essas instituições de ensino propomos como objetivo analisar as propostas utilizadas pelos educadores do componente curricular educação física. Através disso buscamos conhecer como os educadores que atuam nesta realidade conseguem superar as dificuldades encontradas, que estratégias utilizam, que metodologias aplicam, quais os conteúdos que desenvolvem, como avaliam, enfim como trabalham para tornar a educação física algo realmente significativo para esses educandos. Para a realização dos procedimentos utilizamos entrevista estruturada com questões abertas dirigidas aos professores das 3 escolas além da análise documental dos projetos políticos pedagógicos. Vimos a preocupação dos educadores em estar inseridos e atuando numa realidade tão difícil. São visíveis os diferentes tipos de atuação, assim como certa incoerência entre a teoria e a prática que se justifica por diferentes motivos. Sabemos da importância da educação para mudança da realidade, buscamos através do ato de educar sermos lembrados, não somente como pessoa, mas também pelos conhecimentos trocados e construídos. Assim temos que dar credibilidade e acreditarmos realmente na importância da Educação Física, pois ela possibilita oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais expressando sentimentos, afetos e emoções. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |