dc.contributor.advisor | Dani, Lúcia Salete Celich | |
dc.creator | Farias, Cristina Helena Bento | |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T12:47:41Z | |
dc.date.available | 2016-06-15T12:47:41Z | |
dc.date.issued | 2007-12 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1718 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This research monograph casts a critical eye and reflection about interpersonal
relations in the school. Its goal investigate what kind of relationships and how they
influence the process of teaching and learning. It is founded on the research of
Piaget (1992), on the process of socialization and referenda two types of social
relationships: the relationship of coercion and relations of cooperation. We stress the
ideas of Maturana (2002), as no action without a human emotion that sets as
possible and become as act. Vinyamata (2005) states that education has an
important role to play in resolving conflicts. According to the author, it is through
education that could be developed tools for that conflicts are resolved in a nonviolent.
The study was conducted in two schools of Santa Maria. The data collected
were understood and interpreted within a qualitative approach and methodology of
the methodological tools used were semi-structured interviews. It is intended to
contribute to this study that the main agents education (teachers / students) interest
in the wake improve interpersonal relations in space school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Relações interpessoais | por |
dc.subject | Emoções | por |
dc.subject | Conflitos | por |
dc.title | As relações interpessoais na escola | por |
dc.title.alternative | Interpersonal relations at school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa monográfica lança um olhar crítico e reflexivo sobre as
relações interpessoais na escola. Tem como objetivo investigar que tipo
de relações e de que forma elas influenciam no processo de ensino e
aprendizagem. É fundamentada nas pesquisas de Piaget (1992), sobre
o processo de socialização e referenda dois tipos de relações sociais: as
relações de coação e as relações de cooperação. Salientamos as idéias
de Maturana (2002), pois não há ação humana sem uma emoção que a
estabeleça como tal e a torne possível como ato. Vinyamata (2005)
afirma que a educação tem um importante papel a desempenhar na
resolução de conflitos. Segundo o autor, é através da educação que
poderão ser desenvolvidas ferramentas para que os conflitos sejam
solucionados de forma não-violenta. A pesquisa foi realizada em duas
escolas de Santa Maria. Os dados coletados foram compreendidos e
interpretados dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa e os
instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas.
Pretende-se com este estudo contribuir para que os
principais agentes educativos (professores/alunos) despertem o
interesse em melhorar as relações interpessoais no espaço escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |