dc.contributor.advisor | Ribas, João Francisco Magno | |
dc.creator | Wulff, Liliane Bueno | |
dc.date.accessioned | 2019-07-01T16:05:22Z | |
dc.date.available | 2019-07-01T16:05:22Z | |
dc.date.issued | 2011-11-04 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17237 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The text discusses the production of knowledge for the teaching of Gymnastics in the school context. To do this, problematize its relationship with the initial years of elementary school, demonstrating its importance to the development process of a child in Critical design-dialectic of Body Culture, pointing his contributions in social practice objectified. In this context, we believe that the gymnastics for the early years, must articulate fundamentally some understandings as: Physical Education and Gymnastics, as well as human development, guided on methodological principles consistent with desired practice, i.e. a qualitatively developed pedagogical practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ginástica | por |
dc.subject | Séries iniciais | por |
dc.subject | Desenvolvimento humano | por |
dc.subject | Gymnastics | eng |
dc.subject | Initial series | eng |
dc.subject | Human development | eng |
dc.title | Contribuições da cultura corporal da ginástica para o processo de desenvolvimento infantil (anos iniciais do ensino fundamental) | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O texto aborda a produção de conhecimento para o ensino da Ginástica no contexto escolar. Para isso, problematizamos a sua relação com os anos inicias do ensino fundamental, demonstrando a sua importância para o processo de desenvolvimento da criança numa concepção Crítico-Dialética de Cultura Corporal, apontando suas contribuições na prática social objetivada. Neste contexto, acreditamos que a ginástica para os anos iniciais, deve articular fundamentalmente alguns entendimentos como: Educação Física, Ginástica e Desenvolvimento Humano, como também, pautar-se em princípios metodológicos coerentes com a prática pretendida, ou seja, uma prática pedagógica qualitativamente desenvolvida. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |