dc.contributor.advisor | Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.creator | Feltrin, José Mariano | |
dc.date.accessioned | 2016-06-15T14:37:00Z | |
dc.date.available | 2016-06-15T14:37:00Z | |
dc.date.issued | 2007-08 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1723 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Modernidade | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Organização | por |
dc.title | A modernidade organizacional em uma instituição pública federal de saúde e de ensino | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Administração e Gestão Pública | por |
dc.description.resumo | As mudanças e transformações que estão ocorrendo no mundo nas últimas
décadas, resultantes da evolução do conhecimento, da aceleração das inovações
tecnológicas, da globalização da economia, entre outras, impõe as pessoas e as
organizações, adaptações e respostas rápidas para fazer frente aos atuais e futuros
desafios. A questão da modernidade surge nas organizações, como forma de
preparação (por meio da adoção de estruturas, estratégias, políticas e práticas de
gestão) para enfrentar o novo cenário. Este estudo se propôs investigar por meio de
uma pesquisa de campo, envolvendo a aplicação de 48 questionários, a percepção
das chefias de serviço, a cerca dos indicadores de modernidade administrativa e das
práticas de gestão de pessoas, da organização em que atuam. Quanto aos
resultados, encontrou-se um baixo grau de modernidade para o conjunto dos
indicadores avaliados, indicando que as chefias não estão plenamente satisfeitas.
Dos indicadores menos satisfatórios, destacam-se os relacionados à avaliação de
desempenho e ao sistema de remuneração. Entre os mais satisfatórios, estão às
políticas e práticas de recursos voltadas a capacitação e ao desenvolvimento das
pessoas, bem como aquelas que estimulam o autodesenvolvimento e a
aprendizagem contínua. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |