Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorFonte, Lucia Andréa Calvete de Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-15T15:39:52Z
dc.date.available2016-06-15T15:39:52Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1726
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis monograph entitled “Deafness: Difficulties of interaction in the Inclusive School Environment”, aimed at studying the experience of inclusion of a deaf student in the system of regular Children’s Education in the city of Santana do Livramento, Rio Grande do Sul – RS. With this work, it was looked to question the interactive ways and methods used by teachers in regular classes, the teacher’s resource room and the family of the deaf person. It is noted that in the context investigated, student, teacher and family don’t know the language of signs, forms used for communication between deaf people. The results of this study indicate the difficulties of interaction between teacher / student and student / family in relation to development and significant learning of the included deaf student. It is intended with this study, to contribute to the discussion about the possibility of effectively provide the inclusion of deaf students in regular schools, indicating the importance and necessity of interaction using the language of signs and the presence of the interpreter of Brazilian Language of Signs (LIBRAS) in the inclusive school context and the lives of deaf people.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectSurdezpor
dc.titleSurdez: dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivopor
dc.title.alternativeDeafness: difficulties of interaction in the inclusive school environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationCentro de Educaçãopor
dc.description.resumoO presente artigo monográfico, intitulado Surdez: Dificuldades de interação no ambiente escolar inclusivo, teve como objetivo investigar a experiência de inclusão de um aluno surdo no sistema regular da Educação Infantil na cidade de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul RS. Com este trabalho, buscou-se questionar as formas interativas e metodológicas utilizadas pelos professores da classe regular, pelo educador da sala de recursos e pelos familiares do sujeito surdo. Cabe salientar que, no contexto investigado,aluno, professor e familiares desconhecem a Língua de Sinais, forma usada para a comunicação entre as pessoas surdas. Os resultados deste estudo indicam as dificuldades de interação entre professores/aluno e aluno/família em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem significativa do aluno surdo incluído. Pretende-se, com este estudo, contribuir para a reflexão acerca da possibilidade de prover efetivamente a inclusão de alunos surdos no ensino regular, apontando a importância e a necessidade da interação por meio da Língua de Sinais e da presença do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no contexto escolar inclusivo e na vida dos surdos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

Mostrar registro simples