dc.contributor.advisor | Marin, Marilu Favarin | |
dc.creator | Ferlin, Raquel Ardais Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2016-06-16T12:37:07Z | |
dc.date.available | 2016-06-16T12:37:07Z | |
dc.date.issued | 2009-10-24 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1729 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This research paper has as title "The Pedagogic Project in EJA: a transformation
element?". The research was born from my inquietudes regarding to the new ways
that the Education of Youths and Adults are going through. The study grew through
bibliographical research, where the reading of several authors provided the
theoretical base, giving support for the paper, as well as the accomplishment of field
research in the school of Fundamental Teaching of Education of Youths and Adults
from the municipal district of Marau/RS, where it was studied the following
documents: School regiment and the Pedagogic Project, to understand how it was
built, which people participated in this process, as well as the consultation periodicity
and reconstruction of it. Those elements, which involve the Project were known
through an interview with the pedagogic coordinators, the teachers and the students
of the referred school. As a result of the research, it was noticed that the school built
its Pedagogic Project with partial participation of the involved in the process. It was
still verified that it doesn't use such relevant document in the contest and
transformation process, so that necessary changes happen, reducing, like this, the
inequalities in our society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Projeto pedagógico | por |
dc.subject | Transformação | por |
dc.title | O projeto pedagógico na EJA: um elemento de transformação? | por |
dc.title.alternative | The pedagogic project in EJA: a transformation element? | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem como título “O Projeto Pedagógico na EJA: um
elemento de transformação?”. A pesquisa partiu de minhas inquietações relativas
aos novos caminhos que a Educação de Jovens e Adultos está percorrendo. O
estudo desenvolveu-se através de pesquisa bibliográfica, em que as leituras de
diversos autores proporcionaram o embasamento teórico, dando suporte para o
trabalho, como também a realização de pesquisa de campo na escola de Ensino
Fundamental de Educação de Jovens e Adultos do município de Marau/RS, em que
foram estudados os seguintes documentos: Regimento Escolar e o Projeto
Pedagógico, para compreender como foi construído, quais as pessoas que
participaram deste processo, assim como a periodicidade de consulta e reconstrução
deste. Esses elementos, os quais envolvem o Projeto, foram conhecidos através de
uma entrevista com as coordenadoras pedagógicas, as professoras e os alunos da
referida escola. Como resultado da pesquisa, percebeu-se que o educandário
construiu seu Projeto Pedagógico com participação parcial dos envolvidos no
processo. Ainda constatou-se que ela não utiliza tão relevante documento no
processo de luta e transformação, para que mudanças necessárias ocorram,
reduzindo, assim, as desigualdades em nossa sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |