dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Figueras, Monique Wermuth | |
dc.date.accessioned | 2016-06-16T12:50:40Z | |
dc.date.available | 2016-06-16T12:50:40Z | |
dc.date.issued | 2009-12-15 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1731 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Today, after the Brazilian federal government program establishing a core of
activities and high skills in every state of the federation studies related to high skills
in Brazil. has gained prominence in the media including national.
As the first public policy directed to this target audience, is dust in order to assist
development of the student, the teacher clarification on the topic "high skills",
including for the strategies of the same work to help deal with these students and
to the same family, providing greater participation in the sense that all have
educational and emotional gains, making this student understood a person in their
environment, to further exploit its potential in society where he belongs.
The object of this research study was NAAH / S of Tocantins, located in Palmas,
capital of the state, considering the guidelines of the Ministry of Education and
Culture Brazilian, and partner with the State Secretariat for Education and Culture
for the deployment of the same the recognition of students with high abilities and
what the main obstacles to the implementation of it.
From the in situ observation, analysis of documents found through broad access
provided by the registry and the participation of two visits made by teachers to
fourteen students, where six of them are identified as "students with high abilities"
and the other eight in the identification process, we find that although some factors
related to difficulties in implementing the core, it is appropriate to the guidelines
established by the MEC. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Implantação | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | Política pública | por |
dc.title | Políticas públicas para as pessoas com altas habilidades no Brasil: um estudo de caso do NAAH/S -TO | por |
dc.title.alternative | Public policy for people with high skills in Brazil: a case study of NAAH / S – TO | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente, após o programa do Governo Federal Brasileiro instituindo um Núcleo
de atividades e altas habilidades em cada Estado da Federação, os estudos
relacionados às altas habilidades no Brasil tem ganhado destaque inclusive na
mídia nacional. Como primeira política pública dirigida a este público alvo, tem por
intuito auxiliar no desenvolvimento do aluno o esclarecimento ao professor em
relação à temática “altas habilidades “, inclusive em relação às estratégias de
trabalho para auxiliar o mesmo a lidar com estes alunos e com seus familiares ,
propiciando maior participação no sentido de que todos tenham ganhos
pedagógicos e emocionais , tornando este aluno uma pessoa compreendida no
seu entorno, visando maior aproveitamento do seu potencial na sociedade em que
está inserido. O objeto de estudo desta pesquisa foi o NAAH/S do Tocantins,
situado em Palmas, capital do Estado,considerando as diretrizes do Ministério de
Educação e Cultura Brasileira, tendo como parceiro a Secretaria de Estado de
Educação e Cultura para a implantação do programa, o reconhecimento do aluno
com altas habilidades e quais os principais obstáculos para a implantação do
mesmo.A partir da observação in locco, da análise dos documentos encontrados
através de amplo acesso aos mesmos propiciados pela Secretaria e a participação
do atendimento realizado pelas duas professoras aos quatorze alunos , onde seis
deles se encontram identificados como “ alunos com altas habilidades”e os outros
oito em processo de identificação, percebe-se que apesar de alguns fatores
relativos a dificuldades na implantação do Núcleo, o mesmo está adequado as
diretrizes estabelecidas pelo MEC . | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |