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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorFrigeri, Leonara Piran
dc.date.accessioned2016-06-16T14:19:49Z
dc.date.available2016-06-16T14:19:49Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1733
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work aims at the use of the TICs, more necessarily of the computer and the Internet, in the learning and education process. With the advance of the technologies its use becomes interesting as a didactic resource in education. In this scene the figure of the teacher appears as agent of this process, needs to be open to changes and innovations in order to carry out this work, one used the qualitative and the theoretical bibliographical research which if consolidated in a Study of Case in two schools of the education net in the city of Engenho Velho/RS, where one observed the use of these resources in the lessons given at the computer science laboratory. One had been used as instruments: interviews, questionnaires, documentary analysis and comments. The research worried about the qualitative contribution that the computer and the Internet can offer to the pupils and the use of these resources in the educative process. The theoretical basis approached computer science in the education, its connection to the learning and education process. Initially an exploratory research in the schools of the city was carried out to verify the existence of these resources. It was evidenced that the teachers recognize the pedagogical use of the computer and the Internet, however they trip on in limitations as: lack of knowledge about the computer, difficulty to develop activities related to the contents developed in classroom, lack of available time to make front to the new requirements and the lack of technical resources l for the exploration, in class, of the benefits of the computers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectAlunopor
dc.titleInformática na educação: um estudo sobre a utilização das tecnologias digitais na rede de ensino de Engenho Velho - RSpor
dc.title.alternativeComputer science in the education: a study on the use of the digital technologies in the net of education of Engenho Velho - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a utilização das TICs, mais precisamente do computador e da internet, no processo de ensino e de aprendizagem. Com o avanço das tecnologias torna-se interessante o seu uso como recurso didático na educação. Nesse cenário a figura do professor aparece como agente desse processo, necessitando estar aberto a mudanças e as inovações. Para realizar este trabalho, recorreu-se à pesquisa quanti-qualitativa e a bibliográfica, que se consolidou em um Estudo de Caso em duas escolas da rede de ensino do município de Engenho Velho/RS, onde se observou a utilização desses recursos nas aulas ministradas no laboratório de informática. Foram utilizados como instrumentos: entrevistas, questionários, análise documental e observação. A investigação se preocupou com a contribuição qualitativa que o computador e a internet podem oferecer aos alunos e a utilização destes recursos no processo educativo. A fundamentação teórica abordou a informática na educação, sua articulação com o processo de ensino e de aprendizagem. Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória nas escolas do município para verificar a existência desses recursos. Ficou evidenciado que os professores reconhecem a utilidade pedagógica do computador e da internet, entretanto esbarram em limitações como: falta de domínio do computador, dificuldade de desenvolver atividades relacionadas aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, falta de tempo disponível para fazer frente às novas exigências e a carência de recursos técnicos para a exploração, em sala, dos benefícios dos computadores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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