Adolescência, idade adulta e deficiência: discussões acerca de concepções e práticas pedagógicas
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Data
2010-12-20Autor
Souza, Maria Esther Gomes de
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A presente pesquisa buscou identificar as concepções que embasam as práticas
pedagógicas desenvolvidas com o grupo de adolescentes e adultos na APAE de
Lavras do Sul/RS. Suscitou-se o interesse em pesquisar o grupo de adolescentes e
adultos da instituição por estarmos vivendo em épocas de inclusão de alunos com
deficiência na escola regular, havendo uma desarticulação dos espaços
especializados e a não definição do espaço indicado para a clientela que não se
apresenta mais em idade escolar. Também há uma inquietação quanto às práticas
pedagógicas a serem desenvolvidas com adolescentes e adultos com deficiência,
quanto ao planejamento de um currículo que venha de encontro das necessidades
desses indivíduos para que possam evoluir e atuar como cidadãos.A APAE de Lavras
do Sul/RS, lócus do estudo, foi instalada em 2002, sendo originada do Centro de
Apoio da criança Portadora de Deficiência. A instituição conta no quadro fixo de
funcionários com uma educadora especial, duas psicopedagogas, uma professora de
música e uma fisioterapeuta. O grupo de adolescentes e adultos é heterogêneo,
composto de oito alunos, quatro rapazes e quatro moças, com idades que variam de
treze a quarenta anos. Os dados analisados no estudo foram coletados a partir de
observações realizadas direta e indiretamente de agosto a dezembro de 2009 e
realizadas entrevistas com três psicopedagogas que atuam com o grupo, duas no
projeto de Estimulação e Reeducação e uma no Projeto de Informática. Com a
conclusão do trabalho, pode-se perceber que as concepções dos profissionais que
atuam na instituição estão relacionadas à concepção de ser humano: cada um deve
ser respeitado como é, e valorizado dentro das suas possibilidades. Assim, o trabalho
pedagógico da instituição deverá sofrer modificações para 2010, sendo inserido nos
planejamentos temas como namoro e sexualidade, por exemplo. A alfabetização
deverá perder o lugar de destaque como objetivo do trabalho pedagógico e o trabalho
que utiliza o computador como recurso pedagógico deverá ser ampliado, uma vez que
apresentou índices extremamente satisfatórios na formação de sujeitos capazes de
autonomamente se desenvolverem.
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