dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Souza, Guilherme Argenta | |
dc.date.accessioned | 2014-03-25 | |
dc.date.accessioned | 2014-04-25T12:01:45Z | |
dc.date.available | 2014-04-25T12:01:45Z | |
dc.date.issued | 2013-08-09 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/173 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This monograph has as its object of study public policies related to education in the prison system. It was necessary to identify the public policies for this population and its main challenges to ensuring the right to education in Brazilian prisons. The issues addressed in the survey intend on the special school in the prison system, including how public policies for Brazilian education, specifically for the Education of Youth and Adults in prisons has been effected as a policy of reintegration. In addition, this paper discusses the work of Praxis Collective of Popular Education under the Prison School in Santa Maria. For this, we use the collective interviews with educators who gave lessons in the prison system. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Educação no sistema prisional | por |
dc.title | A educação no sistema prisional: uma política de reinserção social? | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta monografia tem como objeto de estudo as políticas públicas voltadas à educação no sistema prisional. Foi necessário identificar as políticas públicas voltadas para essa população e seus principais desafios para efetivação do direito à educação nas penitenciárias brasileiras. As questões abordadas na pesquisa tencionam sobre as particularidades da escola no sistema prisional, compreendendo como as políticas públicas para a educação brasileira, especificamente para a Educação de Jovens e Adultos nas prisões tem se efetivado enquanto uma política de reinserção social. Além disso, este trabalho discorre sobre o trabalho do Práxis Coletivo de Educação Popular no âmbito da Escola Prisional em Santa Maria. Para isso, utilizamos entrevistas com educadores do coletivo que deram aulas no sistema prisional. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |