Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMatté, Volnei Antônio
dc.creatorFarias, Edson Luis Silva
dc.date.accessioned2016-06-20T14:07:14Z
dc.date.available2016-06-20T14:07:14Z
dc.date.issued2009-09-30
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1744
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis article aims to focus on aspects related to the current use of communications technology, teachers of history public school in the city of Santana do Livramento and through the pilot project movies on mobile, "which encouraged students in his character builder, focusing on the learning of regional history, through research, analyze common themes of economic and social construction of the city of Santana do Livramento. The article sought to highlight the use of communication technologies for development and advancement of learning history, in order to "lead the student of history the historian's main premise is that its character as a researcher and argumentative" and insight to design and use of new trends technology in teaching and learning, mediated by new technologies. Faced with this reality comes the need to propose a reflection on the importance of adequately exploit information technology and communication in the classroom, for the realization of a class dynamic and interesting project resulting in a unique and innovative aspects in students and teachers in city of Santana do Livramento. This project involved 06 elementary schools in the public Municipal and State St. Anne of Deliverance, where students from the 5th to 8th grade for a total of 60 students participated by creating movies using technology as a resource the phone. This project was proposed themes exploration of the historical city, and for this the students involved in the task along with the teachers were trained through lectures scheduled to be fully aware of the standards and rules in the regulation of the project. Of those involved in the judging committee, made up of professionals in film, art and culture pre-selected 21 films, with 10 of these reached the final and were presented at the cinema in the city of St. Anne's Deliverance in assessing the community and awards.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEstudo de históriapor
dc.subjectFilmespor
dc.subjectCelularespor
dc.titleAs tecnologias da comunicação e informação e o ensino de históriapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo enfocar os aspectos relacionados ao atual uso das tecnologias da comunicação, pelos professores de história da Rede Pública Estadual do Município de Santana do Livramento bem como através do projeto piloto "filmes em celular", que incentivara nos alunos seu caráter construtor, enfocando o aprendizado de história regional, atraves da pesquisa, analise de temas comuns da construção economica e social da cidade de Santana do Livramento. O referido artigo procurou evidenciar uso das tecnologias da comunicação para elaboração e desenvolvimento do aprendizado de história, visando "provocar no aluno a premissa principal do historiador que é seu caráter de pesquisador e questionador 'bem como projetar a introspecção e utilização das novas tendências tecnológicas no ensino-aprendizagem, mediadas pelas novas tecnologias. Diante desta realidade surge a necessidade de propor uma reflexão sobre a importância de se explorar adequadamente as tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, para a efetivação de uma aula dinâmica e interessante resultando em um projeto impar e inovador nos aspectos discentes e docentes na cidade de Santana do Livramento. O referido projeto envolveu 06 escolas de Ensino Fundamental da rede pública Municipal e Estadual de Santana do Livramento, onde os alunos de 5ª a 8ª séries num total de 60 alunos, participaram através da criação de filmes utilizando como recurso tecnológico o celular. Este projeto teve como temas propostos a exploração dos pontos históricos do Município, sendo que para isso os alunos envolvidos na tarefa juntamente com os professores foram capacitados através de palestras programadas para tomarem conhecimento das normas e regras constantes no regulamento do projeto. Destes envolvidos a comissão julgadora, formada por profissionais da área cinematográfica, arte e cultura pré-selecionou 21 filmes, sendo que 10 destes chegaram a final e os foram apresentados no cinema do município de Santana do Livramento para apreciação da comunidade e premiação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples