dc.contributor.advisor | Candia, Antonio Marcos de Oliveira | |
dc.creator | Facco, Cristiane Maria | |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T14:15:53Z | |
dc.date.available | 2016-06-20T14:15:53Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1745 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article considered as subject the use of the video in the classroom, with intention
of to know and to analyze its real situation and to contribute so that teachers reflect
about practical this resource. A research of quantitative and qualitative character with
teachers use of the video in his carried through pedagogical practical. Perceived that
here is the use of this resource, but of superficial form and the times until inadequate,
being unaware their possibilities and advantages in the formation of the individuals in
critical and active people. The video and the TV are present in the people life, their
influencing with its culture and objectives of the resources. This influence reflects in
the thought and way to act of the people, arriving until the school. These resources
for being gifts in the school do not guarantee the development of the pupils and its
reflection. For this a good planning of the lesson is essential, the mediation of the
professor and the presence of the dialogue. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Uso do vídeo | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Desenvolvimento dos indivíduos | por |
dc.title | O uso do vídeo na sala de aula | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo propôs como tema o uso do vídeo na sala de aula, com intuito de conhecer e analisar a sua real situação e contribuir para que professores reflitam
sobre sua prática acerca desse recurso. Foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo com professores sobre o uso do vídeo nas suas práticas
pedagógicas. Percebeu-se que há a utilização desse recurso, mas de forma superficial e às vezes até inadequada, desconhecendo suas possibilidades e
vantagens na formação dos indivíduos em cidadãos críticos e ativos. O vídeo e a TV estão presentes na vida das pessoas, as influenciando com sua cultura e objetivos dos meios de comunicação. Essa influência reflete no pensamento e modo de agir das pessoas, chegando até a escola. Esses recursos por estarem na escola não garantem o desenvolvimento dos educandos e nem a sua reflexão. Para isso é imprescindível um bom planejamento da aula, a mediação do professor e a presença do diálogo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |