dc.contributor.advisor | Bastos, Fábio da Purificação de | |
dc.creator | Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T15:52:40Z | |
dc.date.available | 2016-06-20T15:52:40Z | |
dc.date.issued | 2009-11-19 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1752 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | With this article, it intended to problematize the integration of educational hypermedia in distance
study activities (AED) as possibility to improve the interaction mediated by computer. This way,
some strategies that base the planning, the organization and the implementation of a AED
mediated by Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) were presented.
Thus, it was observed is essential that AED be didactically planned and organized by teacher who
defines what purposes intends to achieve in teaching-learning context mediated by Information
and Communication Technology (TIC). Once to elaborate AED mediated by educational
hypermedia and to guide its development, as in relation to technology as own content in question,
it collaborates in proposition of alternatives to solve them. Furthermore, it makes possible a bigger
interaction among the participants (teacher and students) in the critic appropriation of scholar
knowledge, what contribute to the sustainability of a significant and interactive teaching-learning process to all participants. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Interação mediada por computador | por |
dc.subject | Hipermídia educacional | por |
dc.subject | Teoria da atividade | por |
dc.title | Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância | por |
dc.title.alternative | Interaction mediated by computer: Educational hypermedia in distance study activities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polesine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação | por |
dc.description.resumo | Com este artigo, pretendeu-se problematizar a integração da hipermídia educacional, nas atividades de estudo a distância (AED), como possibilidade de potencializar a interação mediada por computador. Dessa forma, foram apresentadas algumas estratégias que embasaram o planejamento, a organização e a implementação de uma AED mediada pelo Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Assim, observou-se que é essencial que as AED
sejam planejadas e organizadas didaticamente pelo professor, o qual define quais propósitos pretende alcançar no contexto do ensino-aprendizagem mediado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Pois, elaborar AED hipermidiática e guiar seu desenvolvimento, tanto com relação à tecnologia quanto ao próprio conteúdo em questão,colabora na proposição de alternativas para resolvê-las e também possibilita uma maior interação entre os envolvidos (professor e alunos) na apropriação crítica do conhecimento escolar. O que contribui para a sustentabilidade de um processo de ensino-aprendizagem significativo e interativo
para todos os envolvidos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |