Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos Neto, Luiz Antônio dos
dc.creatorFriedrich, Marta Regina Fontoura
dc.date.accessioned2016-06-21T11:52:32Z
dc.date.available2016-06-21T11:52:32Z
dc.date.issued2009-09-30
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1753
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work aims to investigate how the teacher integrates the technologies in the school context, so we perform a theoretical study about the subject supported on the material of the "Specialization Course of Information and Communication Technologies Applied to the Education" from the UFSM, several bibliographies, magazines articles and the internet. Posteriorly, we applied the individual questioning method, containing objective questions, to the teacher of Agudo Public Schools, so we obtained data about the teacher educational relationship with the technologies. Several opinions were taken from these questions, ranging from teachers who teach lessons using technology and others who don't want change their work and methods in education. The teachers reported serious difficulties for the implementation of a satisfactory pedagogic work, so it is visible the need for their continuing education, the lack of time and the teachers' motivation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.titleA relação educacional do professor das escolas estaduais do município de Agudo com as Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educaçãopor
dc.title.alternativeThe education relationship of the teacher of the state schools of the municipal Agudo with the Technologies of the Information and of the Communication Applied the Educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho objetiva investigar como o professor integra as tecnologias no contexto escolar, para isso realizou-se um estudo teórico sobre o tema, tendo como apoio o material do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Santa Maria – RS, bibliografias diversas e artigos de revistas e da internet. Posteriormente, aplicou-se o método de questionamentos individuais, contendo questões objetivas, aos professores da Rede Estadual de Ensino do Município de Agudo, com isso obtiveram-se dados sobre a relação educacional do professor com as tecnologias. As mais diversas opiniões foram colhidas nestes depoimentos que vão desde professores que desenvolvem aulas com o uso das tecnologias e professores que não querem mudar seus métodos e seu trabalho na educação. Os professores que participaram dos questionamentos, relataram sérias dificuldades para implantação de um trabalho pedagógico satisfatório, ficando evidenciado a necessidade de formação continuada, falta de tempo e motivação dos professores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples