dc.contributor.advisor | Siluk, Ana Cláudia Pavão | |
dc.creator | Fortes, Luciana de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T12:58:13Z | |
dc.date.available | 2016-06-21T12:58:13Z | |
dc.date.issued | 2010-12 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1756 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aims to research the technologies used by deaf people for communication,
access of information and development. Moreover, it also proposes to investigate the
frequency they use technology to present some of ICTs that have been developed and
targeted for the deaf. The study is characterized as a descriptive study of qualitative and
quantitative. The instrument used for this research was the application of a
questionnaire. The research was attended by forty-two (42) deaf subjects, aged between
10 and 40 years, and was developed with students of the Special Education School Dr.
Reinaldo Fernando Cóser in Santa Maria. From the survey data, we observed that most
deaf students have computers and Internet access at home. The average daily access is 5
or more, they have had an internet experience for about 3 years or more, most are sign
language users, which has moderate to profound hearing loss, are people who enjoy
watching movies and television, football games with the use of "closed
captioning". Among the technologies of communication, the higher preference is for the
Orkut, phone, email and between computer programs and websites preference is for
Edit SW and Youtube, respectively. It was also found that most use the Internet for
communication purposes. The results showed that the technologies that were developed
to listener subject, and today are enjoyed by the deaf, also came to assist in
communication and development of these subjects. With the use of technologies, these
people got a space where they can break down barriers and reduce communication
problems, thus facilitating the process of socialization and their inclusion in the
society. These technologies also provide the learning of English language and allows
these deaf people to communicate in their sign language in both visual-spatial modality
and in its written form. The study showed that deaf students also develop their
autonomy, independence and social inclusion through ICT's and the need that they serve
to communicate the distance are the same as hearing people. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.title | A inserção das tecnologias da informação e comunicação no auxílio e no desenvolvimento dos sujeitos surdos | por |
dc.title.alternative | The integration of information technology and communication in aidand the development of deaf subjects | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo pesquisar as tecnologias mais usadas pelos
sujeitos surdos para a sua comunicação, acesso a informação e desenvolvimento. Além
disso, este propõe também verificar a freqüência em que usam as tecnologias e
apresentar algumas das TIC’s que foram desenvolvidas e direcionadas para os sujeitos
surdos. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva de cunho
qualitativo e quantitativo. O instrumento utilizado para esta pesquisa foi à aplicação de
um questionário. A pesquisa contou com a participação quarenta e dois (42) sujeitos
surdos, na faixa etária entre 10 a 40 anos, e foi desenvolvida com os alunos da escola
especial Drº Reinaldo Fernando Cóser de Santa Maria/RS. A partir do levantamento dos
dados, foi possível verificar que a maioria dos alunos surdos possui computador e
acesso a internet em casa. A média de acesso diário é de 5h ou mais, estes possui uma
experiência com internet há cerca de 3 anos ou mais, a maioria são surdos sinalizados,
com perda auditiva entre moderada e profunda, são pessoas que gostam de assistir pela
televisão a filmes e jogos de futebol com o recurso do “closed caption”. Entre as
tecnologias de comunicação, a preferência maior é pelo Orkut, MSN, celular, e-mail e
entre os programas de computador e sites de internet a preferência é pelo Edit SW e o
Youtube, respectivamente. Constatou-se também, que a maioria usa a internet para fins
de comunicação. Os resultados mostraram que as tecnologias que foram desenvolvidas
para sujeitos ouvintes, e hoje são usufruídas pelos surdos, também vieram para auxiliar
na comunicação e no desenvolvimento destes sujeitos. Com o uso das tecnologias, estas
pessoas ganharam um espaço onde podem romper as barreiras e reduzir os problemas de
comunicação, facilitando desta forma, o processo de sociabilidade e conseqüentemente
a sua inclusão na sociedade. Essas tecnologias também proporcionam a aprendizagem
da língua portuguesa e permite que estes sujeitos surdos possam se comunicar na sua
língua de sinais tanto na modalidade viso-espacial quanto na sua modalidade escrita. O
estudo mostrou que os surdos também desenvolvem a sua autonomia, independência e
inclusão social através das TIC’s e que a necessidade que estes sujeitos têm de se
comunicar a distância são as mesmas das pessoas ouvintes. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |