Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorSari, Vanessa Lago
dc.date.accessioned2014
dc.date.accessioned2014-04-25T12:36:44Z
dc.date.available2014-04-25T12:36:44Z
dc.date.issued2013-09-18
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/175
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis monographic study of Specialization in educational Management- Latu Sensu of Educational Center, from Federal University of Santa Maria-UFSM/RS, is based in investigative results from management of PROEJA of a Federal Technician school. In this perspective, qualitative research took place in the form of semi-structured interviews, carried out in a way that was possible, from the reports of the management team of a Federal Technical School know what are the experiences and challenges of being ahead of management. Based on data drawn from the analysis of the interviews, it was possible to answer some questions which concerned the implementation of PROEJA in the institution, the challenges of implementing the same, the experiences of managers with this policy and what are the challenges to be possible to continue PROEJA in the institution . Attempted to also know what the vision of a federal school managers on the management and deployment experience of PROEJA in the High school. In this perspective, the research had as methodological and theoretical supply a dialectical study, understood as a critical possibility of to analyze phenomenon, based in the Historical materialism. . As a procedure , was chosen a documental analysis .In the operationalization and data systematization, was used the technique of content analysis , based on Bardin (2011 ) , in line with the dialectical understanding . At the end, it was evidenced by the reports of managers, some of the main aspects for which PROEJA has succeeded in Federal School concerned .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectGestãopor
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.titleA gestão do/no PROEJA: experiências e desafios de uma escola técnica federalpor
dc.title.alternativeManagement of PROEJA of a federal technician schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo monográfico da Especialização em Gestão Educacional -Lato Sensu do Centro em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM/RS, constitui-se como resultado investigativo da Gestão do PROEJA de uma Escola Técnica Federal. Nesta perspectiva, a pesquisa de cunho qualitativo deu-se em forma de entrevista semi-estruturada, compreendida de modo que se pudesse, a partir dos relatos da equipe gestora de uma Escola Técnica Federal saber quais são as experiências e desafios de estar à frente da Gestão. Com base nos dados retirados a partir da análise das entrevistas, foi possível responder a alguns questionamentos que diziam respeito à implantação do PROEJA na instituição, aos desafios de implantação do mesmo, à experiências dos gestores com esta política e quais são os desafios para que seja possível dar continuidade ao PROEJA na instituição. Buscou-se, ainda, saber qual a visão dos gestores de uma escola federal sobre a gestão e a experiência de implantação do PROEJA Ensino Médio. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico e metodológico um estudo dialético, compreendido como possibilidade crítica de analisar fenômenos, com base no Materialismo Histórico. Como procedimento, escolheu-se uma análise documental. Na operacionalização e na sistematização dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2011), em consonância com a compreensão dialética. Ao final, evidenciou-se, através dos relatos dos gestores, alguns dos principais aspectos pelos quais o PROEJA tem obtido êxito na Escola Federal em questão.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples