dc.contributor.advisor | Cordenonzi, Walkiria Helena | |
dc.creator | Ferraz, Marcello Gomez | |
dc.date.accessioned | 2016-06-21T15:26:19Z | |
dc.date.available | 2016-06-21T15:26:19Z | |
dc.date.issued | 2011-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1760 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The contact of the child with the computer begins even before going to school, because at home, parents use the technology for their own work and thus the children already have contact with the technology. It is necessary to look for activities for which the child can, along with the appropriate use of the computer, be assisted in the construction of his intelligence and thus promote the development of the infantile apprenticeship. The focus of research was set on: the child of two to three years of age, because in this band, it’s now manages to interact with the computer thus allowing their psychological development with the use of educational software. It was necessary to verify that the child is capable of learning in accordance with it’s intellectual capacity and what is important it stimulate her to the formation of ideas, in this sense was conducted a qualitative research based on analysis in this area. But beyond the activities that stimulate the construction of intelligence is necessary to search the education content to compose educative software with the purpose to create the knowledge in the child. Thus, a study was carried out of the
Referential National Curriculum for Early Childhood Education from the Brazilian
government and also the Program of Initial Education of the Uruguayan government. With these analysis with the requirements of software can be proposed elements that the educational Software must address for the age group elected. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Software educativo | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Informática na educação | por |
dc.title | O uso da tecnologia da informação e comunicação auxiliando a aprendizagem de crianças de dois a três anos | por |
dc.title.alternative | The use of information technology and communication by helping the learning of children from two to three years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O contato da criança com o computador se inicia antes mesmo de ir para a escola, pois
em casa, os pais já utilizam a tecnologia para seus próprios trabalhos e assim os filhos já
têm contato com a tecnologia. É necessário buscar atividades para que a criança possa,
junto ao uso adequado do computador, ser assistida na construção da sua inteligência e
assim promover o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Para isto definiu-se o foco
de pesquisa: a criança de dois a três anos de idade, pois nesta faixa, ela já consegue
interagir com o computador permitindo assim o seu desenvolvimento psicológico com o
uso de software educativo. Foi necessário verificar o quê a criança é capaz de aprender
de acordo com a sua capacidade intelectual e o quê é importante estimulá-la para a
formação de idéias, neste sentido foi realizado uma pesquisa qualitativa baseando-se em
análises nesta área. Mas além das atividades que estimulam a construção da inteligência é necessário buscar o conteúdo de ensino para compor o software educativo com a finalidade de criar o conhecimento na criança. Assim, foi realizado um estudo do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil do governo Brasileiro e também do Programa de Educação Inicial do governo Uruguaio. Com estas análises junto aos requisitos de software pode-se propor elementos que os Software educativos devem abordar para a faixa etária eleita. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |