dc.contributor.advisor | Flôres, Maria Lucia Pozzatti | |
dc.creator | Franco, Lourdes Jaqueline do Canto | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T12:34:26Z | |
dc.date.available | 2016-06-22T12:34:26Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1767 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article shows some results of our theoretical research on the pedagogical
use of computers by educators. Faced with the reality experienced
by public schools that avail-studies using this new technology,
it is necessary to introduce educators to the municipal schools are
using information technology in their teaching. In this study, the objective
is to identify the use of the tools offered by information technology
in pedagogical practice of teachers. Analyze innovative practices
using the tools of information and also discuss the difficulties
encountered by educators in the use of them. The study took place in
three schools in the city with educators who work with elementary
school grades and final offer and a Computer Laboratory. The research
is analytical type and verification was performed by the procedure
of a questionnaire with eight objective questions. The results
were very interesting because they show how much information we
get our educators need guidance. In this regard, we note that the work
to be done with our educators to use the tools of information technology
is critical so that they can enjoy this feature in the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Informática | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.title | O uso pedagógico da informática pelos educadores da rede municipal de ensino | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo mostra os resultados teóricos da pesquisa sobre o uso pedagógico
da informática pelos educadores. Diante da realidade vivida
pelas escolas públicas que disponibilizam desta nova tecnologia, se
faz necessário apresentar como os educadores da rede municipal de
ensino estão utilizando da informática em suas práticas pedagógicas.
Este estudo tem o objetivo de identificar o uso das ferramentas oferecidas
pela informática na prática pedagógica dos educadores. Analisar
práticas inovadoras com o uso das ferramentas da informática e também
discutir as dificuldades encontradas pelos educadores no uso das
mesmas. O estudo realizou-se em três escolas da rede municipal com
educadores que trabalham com Ensino Fundamental séries inicias e
finais e disponibilizam de um Laboratório de Informática. A pesquisa
é do tipo analítico e a verificação realizou-se através do procedimento
da aplicação de questionário com oito perguntas objetivas. Os resultados
obtidos demonstraram o quanto os educadores necessitam de orientação.
Neste sentido, notou-se que o trabalho a ser realizado com os
educadores para o uso das ferramentas da informática é algo essencial
para que os mesmos possam desfrutar deste recurso no âmbito escolar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |