Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorFrizzo, Luciana Cordeiro Fernandes
dc.date.accessioned2016-06-22T13:37:06Z
dc.date.available2016-06-22T13:37:06Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1772
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis article reports the development of some school activities in English Language mediated by blog with students in 9th grade of Elementary School in EMEF Lourenço Dalla Corte, Santa Maria - RS. The objectives of this study were to investigate the blog as a didactic resource, to verify the potential of this resource to develop reading skills and textual production in students and to observe the interest, participation and interaction among students when they work with this technological tool during English Language classes. The methodological concept used was the educational Action – Research in which the teacher investigates his/her own teaching practice, when he/ she plans, implements, observes and reformulates the school activities in order to enhance teaching and learning. Moreover, at the end of activities, the students answered a questionnaire in which they could express their own point of view in relation to the activities mediated by the blog. According to the observations and reflections accomplished about the classes, as well as in relation to students' answers to the questionnaire applied at the end of the activities, it could be concluded that the English school activities mediated by the blog as a didactic resource were significant for most students, because besides they present motivation and interest, once they interacted with each other through their posts and comments in the blog, they looked for the knowledge of the discipline that they did not, or they did not remember asking for the teacher's help, searching the vocabulary in the dictionary and the Internet, and reviewing the contents already studied in class. In this way, they developed reading and writing skills in English Language when they produced their own texts and they read and commented on their classmates' texts. Thus, it also could be conclude that the potential of blog as a didactic resource may be suitable for the development of reading and writing skills, since there are effective interaction and participation of those involved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades escolares em língua inglesapor
dc.subjectBlogpor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectAção educacionalpor
dc.titleAtividades escolares de língua inglesa mediadas pelo blog em uma turma de 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo relata o desenvolvimento de algumas atividades escolares de Língua Inglesa mediadas pelo blog com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Lourenço Dalla Corte, em Santa Maria - RS. Os objetivos deste estudo foram investigar o blog como recurso didático, verificar o potencial desse recurso para desenvolver a habilidade de leitura e de produção textual nos alunos e observar o interesse, a participação e a interação entre os alunos ao trabalharem com essa ferramenta tecnológica durante as aulas de Língua Inglesa. A concepção metodológica empregada foi a Investigação - Ação Educacional, em que o professor investiga a própria prática docente, ao planejar, implementar, observar e reformular as atividades escolares, a fim de potencializar o ensino-aprendizagem. Além disso, no final das atividades, os alunos responderam a um questionário em que puderam expressar o próprio ponto de vista com relação às atividades mediadas pelo blog. De acordo com as observações e reflexões realizadas sobre as aulas, bem como em relação às respostas dos alunos ao questionário aplicado no final das atividades, concluiu-se que as atividades escolares de Língua Inglesa mediadas pelo blog como recurso didático foram significativas para a maioria dos alunos. Pois além de apresentarem motivação e interesse, a aprendizagem ocorreu de forma satisfatória, uma vez que eles interagiram entre si, por meio de postagens e comentários no blog, buscaram o conhecimento da disciplina que não tinham, ou não lembravam, pedindo ajuda da professora, pesquisando o vocabulário no dicionário e na Internet e revisando os conteúdos já vistos em aula. Assim, desenvolveram as habilidades de leitura e escrita em Língua Inglesa no momento em liam e comentavam os textos dos colegas e que produziam seus próprios textos. Nesse sentido, também se observou que o potencial do blog como recurso didático pode ser satisfatório para o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura, desde que haja interação e participação efetivas dos envolvidos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples