Redes sociais e influência na política brasileira: análise da formação de aspectos da opinião política de jovens eleitores do presidente eleito, Jair Bolsonaro
Resumo
Esse trabalho apresenta uma análise da formação, de aspectos da opinião política de jovens eleitores do presidente eleito, Jair Bolsonaro, através de páginas e grupos de apoio popular da rede social Facebook, com a finalidade de descobrir como as redes sociais os influenciaram. Como metodologia da pesquisa, usou-se o estudo de caso, em conjunto com a técnica de desenvolvimento de um questionário e foi feita uma descrição do cenário político que antecedeu as eleições de 2018, no que diz respeito ao candidato estudado aqui, Jair Bolsonaro. Para revisão teórica, foram utilizados autores como WEBER (2000) para falar sobre comunicação e política, TORO e WERNECK (1996) para falar sobre mobilização social, RECUERO (2014) para falar sobre conversação em rede e DUARTE e BARROS (2009) para falar sobre métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. A primeira conclusão é que esta pesquisa não representa todos os eleitores jovens de Jair Bolsonaro, e sim, uma amostra delimitada e definida. O leitor é livre para fazer outras interpretações além das colocadas aqui. A segunda é que, as redes sociais foram muito importantes na campanha de Jair Bolsonaro e sem o apoio popular das páginas e grupos, ele não teria ganho. A terceira é que, o perfil que se formou do jovem eleitor de Jair Bolsonaro com base apenas nesse trabalho foi: Homem de classe média, conservador e de direita, na média dos 24 anos de idade, oriundo da região sudeste do país.
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