dc.contributor.advisor | Abegg, Ilse | |
dc.creator | Fin, Eulália Maria | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T14:44:05Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T14:44:05Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1792 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The use of media in school, although slowly, has become subject of attention from
educators and governments, as concerned with training courses and equipment for schools.
Democratize access to information and knowledge in school context is the new challenge for
education. It's a new way of articulating the student, professor, information and knowledge.
The school now has the challenge of working in a universe of complex languages, with lots of information, with spaces shortened and accelerated time. The role of managers is crucial in this educational process, as chief mediator may provide access for teachers and students in the use of media and technology within the school. If the school is willing to make better use of these tools in education, need to know the reality of families, have access to the various media and how they are using them. Only in this way, you can prepare lesson plans and incorporate
into it new methods to improve the teaching-learning process. Therefore, this study was
developed. The group studied were students of 4th and 5th grades of Primary School State
Devanier Dr. Paul Lauda, located in the neighborhood Tancredo Neves, Santa Maria. The
collected data reveal a tendency of disappearing home phone that gave rise to cell phones, the
high number of people who have never been to the movies, the growing Internet access, a
minority of magazine subscriptions and cable TV, a large number of children and adolescents
who watch soap operas, a number of TV sets in every home, etc.. Students researched and use
new technologies, use the Internet for fun, but also for school research. It is a generation that knows and knows how to use various electronic gadgets like cell phones, MP3 and similar computers and others and try to use them to facilitate new learning, although they feel difficult to summarize, synthesize and make analysis of texts. That's where the new challenge of the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Mídia | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Tecnologia da comunicação | por |
dc.subject | Computadores | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.title | Uso das mídias por alunos do ensino fundamental: um estudo de caso | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A utilização das mídias no espaço escolar, embora ainda lentamente, tem se tornado motivo
de atenção dos educadores e dos governos, na medida em que se preocupam com cursos de
formação e equipamentos para as escolas. Democratizar o acesso à informação e ao
conhecimento no contexto escolar é o novo desafio para a educação. É uma nova maneira de
articular o aluno, o professor, a informação e o conhecimento. A escola passa a ter o desafio
de trabalhar num universo de linguagens complexas, com muitas informações, com espaços
encurtados e tempo acelerado. O papel dos gestores é fundamental neste processo educativo,
pois como principal mediador poderá possibilitar o acesso de professores e alunos na
utilização das mídias e tecnologias dentro da escola. Se a escola está disposta a utilizar melhor
estas ferramentas na educação, precisa conhecer a realidade das famílias, o acesso que
possuem das diferentes mídias e como estão utilizando-as. Somente desta forma, será possível
elaborar planos de estudos e nele incorporar novos métodos para melhorar o processo ensinoaprendizagem.
Por isso, esta pesquisa foi desenvolvida. O universo pesquisado foram os
alunos de 4ª e 5ª séries da Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda, localizada no bairro Tancredo Neves, Santa Maria/RS. Os dados coletados revelam a tendência de desaparecimento do telefone residencial que deu lugar aos celulares, o número alto de pessoas que nunca foram ao cinema, o crescente acesso à internet, a minoria de assinaturas de revistas e TVs a cabo, a grande quantidade de crianças e adolescentes que assistem telenovelas, número de aparelhos de TV em cada casa, etc. Os alunos pesquisados utilizam bem as novas tecnologias, usam a internet para diversão, mas também para pesquisas escolares. É uma geração que conhece e sabe usar diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, MP3 e
similares, computadores e outros e tenta utilizá-los para facilitar as novas aprendizagens, embora sintam dificuldades em resumir, sintetizar e fazer análises de textos. É aí que entra o novo desafio da escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |