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dc.contributor.advisorTomazzetti, Cleonice Maria
dc.creatorVizzotto, Darciana
dc.date.accessioned2019-08-15T13:48:49Z
dc.date.available2019-08-15T13:48:49Z
dc.date.issued2012-08-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17933
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study was based on previous research, this same institution, from reflections that were substantiated by findings experienced by the researcher in the School Our Lady of Conception, located on the outskirts of Santa Maria. The school caters to a clientele of more needy of Santa Maria, altogether are sixty-four children who attend school regularly. There are many problems faced by the school, some as lack of adequate infrastructure to receive students, lack of teachers, children who come to class without having received adequate food at home, low parental involvement in school management, directly affected the learning of children. When we commented that the democratic participative management based on the organic relationship between all those involved in school and decisions are made collectively, plus there is an interaction in the proposals, and everyone is aware of the decisions taken in the school that was the subject of study this research, it was evident that this interaction just happens, and it is still very fragile, because most parents still do not understand its true role within the school community. They almost never seek to school to learn of the problems that are faced every day, or to know in which their children are studying, leaving the responsibility to make decisions, the ways that the school must follow the hands of teachers and direction, although they know reality in which the school is inserted, just making decisions that are often not the most appropriate to the context of its residents, children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCrianças carentespor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool children in needeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão escolar: práticas sobre o cotidiano de uma escola periférica de Santa Mariapor
dc.title.alternativeSchool management: practice on a school everyday of peripheral of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente trabalho foi baseado em pesquisas anteriores, nesta mesma instituição, a partir de reflexões que foram fundamentadas através de constatações vividas pela pesquisadora na Escola Nossa Senhora da Conceição, localizada na periferia de Santa Maria. A escola atende a uma das clientelas mais carentes de Santa Maria, ao todo são sessenta e quatro crianças que frequentam a escola regularmente. São muitos os problemas enfrentados pela escola, alguns como: falta de infraestrutura adequada para receber os alunos, falta de professores, crianças que chegam para as aulas sem terem recebido alimentação adequada em casa, pouca participação dos pais na gestão escolar, repercutem diretamente na aprendizagem das crianças. Quando comentamos que a gestão democrática participativa baseia-se na relação orgânica entre todos os sujeitos envolvidos na escola e as decisões são tomadas coletivamente, além de existir uma interação nas propostas, e todos têm conhecimento nas decisões tomadas, na escola que foi objeto de estudo desta pesquisa, ficou evidenciado que esta interação pouco acontece, e é muito frágil ainda, pois, a maioria dos pais ainda não entendeu seu verdadeiro papel junto à escola da comunidade. Eles quase nunca procuram à escola para saber dos problemas que são enfrentados cotidianamente, ou para saber em quais condições seus filhos estão estudando, ficando a responsabilidade de tomar decisões, dos caminhos que a escola deverá seguir nas mãos dos professores e direção, que embora conheçam a realidade em que a escola esta inserida, acaba tomando decisões que muitas vezes não são as mais adequadas ao contexto dos seus moradores, as crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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