dc.creator | Ribas, Juliana da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T15:48:26Z | |
dc.date.available | 2019-08-27T15:48:26Z | |
dc.date.issued | 2016-07-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18043 | |
dc.description.abstract | This dissertation is about the make-teacher in multigrade classes in the region of
Santa Maria, RS, which aims to investigate how it is doing a teacher in multigrade
classes, with emphasis on teacher professional development and working conditions
of teachers. The research is anchored in a qualitative approach, based on studies by
Bauer andGaskell(2002); by Life Stories methodology with an emphasis on narrative
(auto) biographical. As information gathering tools narrative interviews were used
(auto) biographical, which provided retell the personal and professional trajectory of
collaborators. The theoretical framework was based on authors researching this
subject, including Abrahão (2006.2008); Antunes( 2001,2007); Antunes; Ribas
(2015), Cardoso; Jacomeli (2010). Damasceno; Bessera (2004); Hage (2010a,
2010b, 2011); Bolzan (2002); Isaia (2001) Molinari (2009); Nóvoa (1992.1995);
Ribas; Antunes (2014); Santos (2007); Souza (2006, 2011); Souza; Ferreira (2009). I
understand that the development of this research was very important because it
enabled us to understand that although many challenges that are found in multigrade
schools is through / the experience that teachers have been constructed
professionals who believe in the work capability in the face of multigrade classes .
There is an urgent need for increased research involving this theme, giving voice to
those working in the face of multigrade classes , which have such rich experiences
that deserve to be heard and shared with other professionals, because I believe it is
a way to not let these schools suffer abandonment, erasing and silencing , and
realize as a way to be valuing and believing in the work of professionals and
contribute to the deconstruction of the erroneous view that has been among the
multisseridas schools. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escolas do campo | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Turmas multisseriadas | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | por |
dc.subject | Field schools | eng |
dc.subject | Teachers formation | eng |
dc.subject | Multigrade classes | eng |
dc.subject | Teacher professional development | eng |
dc.title | O fazer-se professor em turmas multisseriadas na região de Santa Maria/RS: desenvolvimento profissional e saberes experenciais | por |
dc.title.alternative | The make-teacher in multigrade classes in the region of Santa Maria/RS: professional development and experiential knowledge | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação versa sobre o fazer-se professor em turmas multisseriadas, na
região de Santa Maria, Rio Grande do Sul, tendo como objetivo investigar como se
constitui o fazer-se professor em turmas multisseriadas, com ênfase no
desenvolvimento profissional docente e nas condições de trabalho docente. A
pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa, com base nos estudos
desenvolvidos por Bauer e Gaskell (2002), por meio da metodologia história de vida,
com ênfase nas narrativas (auto)biográficas. Como instrumentos de recolha de
informações, foram utilizadas entrevistas narrativas (auto)biográficas, o que
proporcionou recontar a trajetória pessoal e profissional das colaboradoras. O
referencial teórico foi baseado em autores que pesquisam esse assunto, entre eles
Abrahão (2006, 2008); Antunes (2001, 2007); Antunes e Ribas (2015); Cardoso e
Jacomeli (2010); Damasceno e Beserra (2004); Hage (2010a, 2010b, 2011); Bolzan
(2002); Isaia (2001); Molinari (2009); Nóvoa (1995); Ribas e Antunes (2014); Santos
(2007); Souza (2005, 2006); e Souza e Ferreira (2009). Entendo que o
desenvolvimento desta pesquisa foi de suma importância, pois possibilitou
compreender que, mesmo com tantos desafios encontrados nas escolas
multisseriadas, é por meio da/na experiência que as professoras têm se construído
profissionais que acreditam na potencialidade do trabalho frente às turmas
multisseriadas. Urge a necessidade de aumento de pesquisas envolvendo essa
temática, dando voz aos profissionais que trabalham frente às turmas
multisseriadas, os quais possuem experiências tão ricas e que merecem ser ouvidas
e compartilhadas com outros profissionais, pois acredito que esta seja uma forma de
não deixar que tais escolas padeçam do abandono, apagamento e silenciamento,
assim como é uma forma de valorizar e acreditar no trabalho desses profissionais e
contribuir para a desconstrução da visão errônea que se tem em meio às escolas
multisseriadas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Helenise Sangoi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6804330341401151 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elizeu Clementino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3968241717391173 | por |
dc.contributor.referee2 | Leão, Débora Ortiz de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7780429374933352 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4322275798898185 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |