dc.contributor.advisor | Chequim, Caroline Corrêa Fortes | |
dc.creator | Verdolim, Liamara Fontes da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T13:42:16Z | |
dc.date.available | 2019-08-29T13:42:16Z | |
dc.date.issued | 2010-06-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18070 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD , RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper presents an approach to the development of a student with cerebral palsy
from the care delivered in an institution APAE, the Conselheiro Lafaiete-MG, which
serves people with physical disabilities, hearing, visual and mental. The
methodological approach was carried through observations in the classroom,
teachers' testimonies and the mother of the student, as well as informal
conversations with those involved in the care process. From there it was possible to
know its evolution, as well as interactions of a guy with cerebral palsy. The results
showed that the performance of teachers, in collaboration with the occupational
therapist and family, proved the possibility of development of these students. The
data collected also indicated that health care directed to the student, with the
systematic involvement of | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Paralisia cerebral | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Atendimento especializado | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Special needs | eng |
dc.title | O desenvolvimento da aprendizagem de aluno com paralisia cerebral na APAE de Conselheiro Lafaiete - MG | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Conselheiro Lafaiete, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma abordagem sobre o desenvolvimento de aluno com
Paralisia Cerebral a partir do atendimento realizado em uma instituição APAE, da
cidade de Conselheiro Lafaiete-MG, que atende indivíduos com deficiências física,
auditiva, visual e mental. A abordagem metodológica foi efetivada através de
observações na sala de aula, depoimentos de professoras e da mãe do aluno, além
de conversas informais com os envolvidos no processo de atendimento. A partir daí
foi possível conhecer sua evolução, bem como as interações de um sujeito com
paralisia cerebral. Os resultados evidenciaram que a atuação dos professores, em
colaboração com os o terapeuta ocupacional e família, comprovaram a possibilidade
de desenvolvimento desses alunos. Os dados coletados indicaram ainda que o
atendimento direcionado para o aluno, com a participação sistemática de
profissionais comprometidos com a inclusão, resulta na organização e
desenvolvimento de um plano conjunto de trabalho, que certamente contribui para
melhorar o desempenho global do aluno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |