Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChequim, Caroline Corrêa Fortes
dc.creatorVerdolim, Liamara Fontes da Silva
dc.date.accessioned2019-08-29T13:42:16Z
dc.date.available2019-08-29T13:42:16Z
dc.date.issued2010-06-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18070
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD , RS, 2010.por
dc.description.abstractThis paper presents an approach to the development of a student with cerebral palsy from the care delivered in an institution APAE, the Conselheiro Lafaiete-MG, which serves people with physical disabilities, hearing, visual and mental. The methodological approach was carried through observations in the classroom, teachers' testimonies and the mother of the student, as well as informal conversations with those involved in the care process. From there it was possible to know its evolution, as well as interactions of a guy with cerebral palsy. The results showed that the performance of teachers, in collaboration with the occupational therapist and family, proved the possibility of development of these students. The data collected also indicated that health care directed to the student, with the systematic involvement ofeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAtendimento especializadopor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectSpecial needseng
dc.titleO desenvolvimento da aprendizagem de aluno com paralisia cerebral na APAE de Conselheiro Lafaiete - MGpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Conselheiro Lafaiete, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma abordagem sobre o desenvolvimento de aluno com Paralisia Cerebral a partir do atendimento realizado em uma instituição APAE, da cidade de Conselheiro Lafaiete-MG, que atende indivíduos com deficiências física, auditiva, visual e mental. A abordagem metodológica foi efetivada através de observações na sala de aula, depoimentos de professoras e da mãe do aluno, além de conversas informais com os envolvidos no processo de atendimento. A partir daí foi possível conhecer sua evolução, bem como as interações de um sujeito com paralisia cerebral. Os resultados evidenciaram que a atuação dos professores, em colaboração com os o terapeuta ocupacional e família, comprovaram a possibilidade de desenvolvimento desses alunos. Os dados coletados indicaram ainda que o atendimento direcionado para o aluno, com a participação sistemática de profissionais comprometidos com a inclusão, resulta na organização e desenvolvimento de um plano conjunto de trabalho, que certamente contribui para melhorar o desempenho global do aluno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto