Tecnologia assistiva: um instrumento de acessibilidade para os indivíduos com necessidades especiais
Resumo
Esta obra procura abordar aspectos de acessibilidade destes indivíduos, qual tem sido o objeto de
pesquisa na área, cujo interesse germinou a partir da constatação de diferenças marcantes de
exclusão a estudantes com necessidades especiais das tecnologias assistivas TA. A partir desta
proposição, são evidenciados tópicos relativos às TA aos INE para as deficiências físico-motores
e deficiência mental por meio de adaptações educativas como a tecnologia assistiva em
ambientes virtuais de aprendizagem. Neste aspecto, o trabalho esta organizado e subdividido em
3 subtítulos, o primeiro abordará questões relativas a acessibilidade e o processo de inclusão
social por meio da tecnologia da informação e da comunicação, já a segunda parte enfatiza a
classificação das TA destacando algumas adaptações de acordo com as deficiências físicomotora
(DFM) e deficiência mental (DM) assim, apresentando algumas adaptações pedagógicas.
Posteriormente, na terceira parte aborda o estudo de caso realizado no centro de saúde da
instituição de ensino APAE da cidade de Santa Cruz do Sul, no mês de setembro no ano de 2011.
Participaram da pesquisa com 7 alunos de diferentes séries, de faixa etária de 06 à 17 anos com
deficiência mental. Assim, a produção de placas pedagógicas de comunicação alternativa do programa Power Maker, estimula o processo de aprendizagem dos alunos com Deficiência Mental uma vez que tais recursos proporcionam o desenvolvimento de diversas atividades didáticas, podendo dizer desta maneira que as TA auxiliam significativamente no desenvolvimento dos conhecimentos e aprendizagem dos INE.