dc.contributor.advisor | Canal, Ana Paula | |
dc.creator | Flores, Deise Alini Gross | |
dc.date.accessioned | 2016-06-30T14:41:38Z | |
dc.date.available | 2016-06-30T14:41:38Z | |
dc.date.issued | 2011-10-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1811 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work seeks to address issues of accessibility of these individuals, which has been the object of research
in the area, whose interest sprang from the observation of marked differences exclusion of students with
special needs assistive technology AT. From this proposition, are highlighted topics related to the TA to NSA
for physical and motor disabilities and mental disabilities through educational adaptations and assistive
technology in virtual learning environments. In this respect, the work is organized and divided into three
headings, the first address issues related to accessibility and social inclusion process through information
technology and communication, while the second part emphasizes the classification of AT highlighting
some adjustments according to physical and motor disabilities (DFM) and disability (MD) as well, presenting
some pedagogical adaptations. Later, in the third part deals with the case study conducted at the health
center of the educational institution APAE the city of Santa Cruz do Sul, in the month of September in the
year 2011. 7 participated in the survey with students from different grades, aged 06 to 17 years with mental disabilities. Thus, the production of alternative communication boards educational program Power Maker, stimulates the learning process of students with mental retardation because such features provide the development of various educational activities and may thus say that TA significantly assist in the
development of knowledge and learning of the NSA. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Indivíduos com necessidades especiais | por |
dc.subject | Tecnologias assistivas | por |
dc.subject | Comunicação alternativa | por |
dc.title | Tecnologia assistiva: um instrumento de acessibilidade para os indivíduos com necessidades especiais | por |
dc.title.alternative | Assistive technology tool for accessibility for individuals with special needs | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta obra procura abordar aspectos de acessibilidade destes indivíduos, qual tem sido o objeto de
pesquisa na área, cujo interesse germinou a partir da constatação de diferenças marcantes de
exclusão a estudantes com necessidades especiais das tecnologias assistivas TA. A partir desta
proposição, são evidenciados tópicos relativos às TA aos INE para as deficiências físico-motores
e deficiência mental por meio de adaptações educativas como a tecnologia assistiva em
ambientes virtuais de aprendizagem. Neste aspecto, o trabalho esta organizado e subdividido em
3 subtítulos, o primeiro abordará questões relativas a acessibilidade e o processo de inclusão
social por meio da tecnologia da informação e da comunicação, já a segunda parte enfatiza a
classificação das TA destacando algumas adaptações de acordo com as deficiências físicomotora
(DFM) e deficiência mental (DM) assim, apresentando algumas adaptações pedagógicas.
Posteriormente, na terceira parte aborda o estudo de caso realizado no centro de saúde da
instituição de ensino APAE da cidade de Santa Cruz do Sul, no mês de setembro no ano de 2011.
Participaram da pesquisa com 7 alunos de diferentes séries, de faixa etária de 06 à 17 anos com
deficiência mental. Assim, a produção de placas pedagógicas de comunicação alternativa do programa Power Maker, estimula o processo de aprendizagem dos alunos com Deficiência Mental uma vez que tais recursos proporcionam o desenvolvimento de diversas atividades didáticas, podendo dizer desta maneira que as TA auxiliam significativamente no desenvolvimento dos conhecimentos e aprendizagem dos INE. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |