dc.contributor.advisor | Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.creator | Vasconcellos, Jaqueline Fialho | |
dc.date.accessioned | 2019-09-09T12:03:58Z | |
dc.date.available | 2019-09-09T12:03:58Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18168 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Recursos Humanos e Marketing, RS, 2004. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inteligência | por |
dc.subject | Competência | por |
dc.subject | Organização | por |
dc.subject | Coletivo | por |
dc.subject | Aprendizado | por |
dc.title | O quociente de inteligência coletiva da empresa CVI refrigerantes LTDA | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Recursos Humanos e Marketing | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca narrar a trajetória do ser individual para o coletivo,
destacando as características desse último enquanto organização e a sua
inteligência como fator essencial para a sobrevivência e permanência na sociedade.
Ressalta-se a importância do aprendizado contínuo, do relacionamento e do esforço
em conjunto.
Também propõe a medição do Quociente de Inteligência Coletiva (QIC) a
partir de dez indicadores que devem estar presentes nas relações de trabalho.
A seguir é apresentada a evolução da empresa CVI Refrigerantes Ltda. na
área de Recursos Humanos, desde a sua criação.
A partir de uma pesquisa realizada com os integrantes desse ser coletivo,
busca-se saber qual o nível de cada indicador presente no relacionamento coletivo e
consequentemente o nível do QIC.
O trabalho está dividido em 4 itens, os quais são, respectivamente:
Introdução; A Inteligência Coletiva nas Organizações, expondo o tema do Individual
ao Coletivo: O desafio permanente das organizações, e os Indicadores da
Inteligência Coletiva (sintonia de propósito, simpatia, comprometimento,
aprendizagem coletiva, assertividade, simetria, criatividade, júbilo, parceria e
informalidade); A Inteligência Coletiva, apresentando o caso da CVI Refrigerantes
Ltda, a metodologia utilizada na pesquisa realizada, as questões relativas à
identificação do nível de QIC e os resultados obtidos. O último item expõe a
conclusão do trabalho realizado através das considerações da autora. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |