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dc.contributor.advisorMadruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.creatorVasconcellos, Jaqueline Fialho
dc.date.accessioned2019-09-09T12:03:58Z
dc.date.available2019-09-09T12:03:58Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18168
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Recursos Humanos e Marketing, RS, 2004.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInteligênciapor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectColetivopor
dc.subjectAprendizadopor
dc.titleO quociente de inteligência coletiva da empresa CVI refrigerantes LTDApor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationRecursos Humanos e Marketingpor
dc.description.resumoO presente trabalho busca narrar a trajetória do ser individual para o coletivo, destacando as características desse último enquanto organização e a sua inteligência como fator essencial para a sobrevivência e permanência na sociedade. Ressalta-se a importância do aprendizado contínuo, do relacionamento e do esforço em conjunto. Também propõe a medição do Quociente de Inteligência Coletiva (QIC) a partir de dez indicadores que devem estar presentes nas relações de trabalho. A seguir é apresentada a evolução da empresa CVI Refrigerantes Ltda. na área de Recursos Humanos, desde a sua criação. A partir de uma pesquisa realizada com os integrantes desse ser coletivo, busca-se saber qual o nível de cada indicador presente no relacionamento coletivo e consequentemente o nível do QIC. O trabalho está dividido em 4 itens, os quais são, respectivamente: Introdução; A Inteligência Coletiva nas Organizações, expondo o tema do Individual ao Coletivo: O desafio permanente das organizações, e os Indicadores da Inteligência Coletiva (sintonia de propósito, simpatia, comprometimento, aprendizagem coletiva, assertividade, simetria, criatividade, júbilo, parceria e informalidade); A Inteligência Coletiva, apresentando o caso da CVI Refrigerantes Ltda, a metodologia utilizada na pesquisa realizada, as questões relativas à identificação do nível de QIC e os resultados obtidos. O último item expõe a conclusão do trabalho realizado através das considerações da autora.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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