dc.contributor.advisor | Oesterreich, Frankiele | |
dc.creator | Fernandes, Valquíria Ferraz | |
dc.date.accessioned | 2016-07-01T12:56:49Z | |
dc.date.available | 2016-07-01T12:56:49Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1820 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study presents the relationship between the skills, knowledge and attitudes of
teachers at a state school for primary and secondary peripheral zone of the city of
Cachoeira do Sul, RS and the media regarding their willingness to use computers
in a perspective of curriculum innovation. Based on data resulting from the
application of an inquiry in that school, aimed to analyze the context in which the
media are present in everyday school life, as well as evaluating the integration of
teaching and supervision, to diagnose the progress of the use of technological
resources do the teaching. This research is characterized by being a case study,
presenting a qualitative approach, involving a literature search and using as an
instrument of data collection the questionnaire. The results indicate that teachers
need training to use technology as an educational resource and as factors that
hinder this process are pointed mainly to lack of motivation, lack of technologies
and the attitudes of management teams, which do not promote nor encourage
access to and use of technology as a teaching and pedagogical. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Recursos tecnológicos | por |
dc.subject | Conhecimento educacional | por |
dc.subject | Habilidades pedagógicas | por |
dc.title | Professores e mídias: uma relação entre conhecimentos, atitudes e capacidades pedagógicas | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta a relação entre as habilidades, conhecimentos e
atitudes dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental e médio
da zona periférica da cidade de Cachoeira do Sul, RS referente às mídias e a sua
predisposição para utilizarem os computadores numa perspectiva de inovação
curricular. Baseados nos dados resultantes a partir da aplicação de um
questionamento na referida escola, objetivou-se analisar o contexto em que as
mídias se fazem presentes no cotidiano escolar, além de avaliar a integração entre
docentes e supervisão visando diagnosticar o avanço do uso dos recursos
tecnológicos no fazer pedagógico. Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo
de caso, apresentando uma abordagem qualitativa, envolvendo uma pesquisa
bibliográfica e utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. Os
resultados apontam para professores que necessitam de capacitação para a
utilização das tecnologias como recurso pedagógico e como fatores que dificultam
esse processo são apontados principalmente a desmotivação, a falta de domínio
das tecnologias e as posturas das equipes diretivas, que não promovem e nem
incentivam o acesso e o uso das tecnologias como recurso didático-pedagógico. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |