Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorFernandes, Valquíria Ferraz
dc.date.accessioned2016-07-01T12:56:49Z
dc.date.available2016-07-01T12:56:49Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1820
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study presents the relationship between the skills, knowledge and attitudes of teachers at a state school for primary and secondary peripheral zone of the city of Cachoeira do Sul, RS and the media regarding their willingness to use computers in a perspective of curriculum innovation. Based on data resulting from the application of an inquiry in that school, aimed to analyze the context in which the media are present in everyday school life, as well as evaluating the integration of teaching and supervision, to diagnose the progress of the use of technological resources do the teaching. This research is characterized by being a case study, presenting a qualitative approach, involving a literature search and using as an instrument of data collection the questionnaire. The results indicate that teachers need training to use technology as an educational resource and as factors that hinder this process are pointed mainly to lack of motivation, lack of technologies and the attitudes of management teams, which do not promote nor encourage access to and use of technology as a teaching and pedagogical.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectConhecimento educacionalpor
dc.subjectHabilidades pedagógicaspor
dc.titleProfessores e mídias: uma relação entre conhecimentos, atitudes e capacidades pedagógicaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo apresenta a relação entre as habilidades, conhecimentos e atitudes dos professores de uma escola estadual de ensino fundamental e médio da zona periférica da cidade de Cachoeira do Sul, RS referente às mídias e a sua predisposição para utilizarem os computadores numa perspectiva de inovação curricular. Baseados nos dados resultantes a partir da aplicação de um questionamento na referida escola, objetivou-se analisar o contexto em que as mídias se fazem presentes no cotidiano escolar, além de avaliar a integração entre docentes e supervisão visando diagnosticar o avanço do uso dos recursos tecnológicos no fazer pedagógico. Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, apresentando uma abordagem qualitativa, envolvendo uma pesquisa bibliográfica e utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. Os resultados apontam para professores que necessitam de capacitação para a utilização das tecnologias como recurso pedagógico e como fatores que dificultam esse processo são apontados principalmente a desmotivação, a falta de domínio das tecnologias e as posturas das equipes diretivas, que não promovem e nem incentivam o acesso e o uso das tecnologias como recurso didático-pedagógico.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples