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dc.contributor.advisorSawitzki, Rosalvo Luis
dc.creatorFritzen, Luciana
dc.date.accessioned2016-07-01T13:37:03Z
dc.date.available2016-07-01T13:37:03Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1822
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2011.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectTDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)por
dc.subjectUnidocênciapor
dc.titleUm estudo com professores de escolas públicas de Santa Maria sobre o conhecimento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada em quatro escolas públicas estaduais na cidade de Santa Maria-RS, onde foram utilizadas, além do referencial teórico, entrevistas a quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental com o intuito de compreender seus conhecimentos sobre algumas das características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) o qual atinge entre 3% e 6% dos alunos em idade escolar para assim aumentar as possibilidades de enfrentamento desta realidade. Durante a atuação nas escolas, proveniente de estágios durante a graduação pode-se perceber que há uma confusão no que tange ao entendimento dos professores em relação às dificuldades de aprendizagem e, em especial, ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, onde entende-se que há entre os professores dúvidas, indecisões e conclusões equivocadas a respeito do Transtorno de Déficit e Atenção e Hiperatividade. Somente um dos quatro professores soube definir o transtorno e reconhecer os sintomas do TDAH. Outro ponto importante destes resultados é que os professores que demonstraram conhecimento sobre esse tema, o adquiriram em cursos de pós-graduação ou na formação continuada, e nenhum dos entrevistados demonstrou ter aprendido este tema durante a graduação. Enfim, há a falta destes conhecimentos na formação básica enquanto educador, vindo a deixar durante a atuação escolar lacunas em aberto.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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