Vivências acadêmicas: análise de fatores que interferem na experiência universitária
Resumo
O presente estudo teve por objetivo identificar os fatores que possuem influência na vivência
acadêmica. Para tal, foi realizada a aplicação de um questionário online, Questionário de
Vivências Acadêmicas (QVA-r), para os estudantes de dois campi de uma instituição federal
do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Os campi foram escolhidos em função de sua
área de formação, sendo um da área da saúde e outro da tecnologia. A amostra contou com
287 respondentes, sendo estes 61% de estudantes do sexo feminino e 39% do sexo masculino.
A apresentação das informações coletadas está organizada em dois artigos, estando o primeiro
relacionado à descrição das informações referentes às dimensões que envolvem a vivência
acadêmica, sendo estas: pessoal, interpessoal, institucional, carreira e estudo. O segundo
artigo tem seu foco nas análises correlacionais, com divisão por área de concentração da
formação e por período de curso, sendo este último divido em entrada na universidade, fases
intermediárias e final de curso. A análise dos dados apresentou uma menor média na dimensão
pessoal e a maior para a dimensão carreira. Na análise de correlação, os resultados apontaram
para diferenças relacionadas ao período de curso, sendo os números maiores encontrados no
grupo que representava a entrada na universidade. Com relação à área de concentração, os
números da análise de correlações das dimensões apresentaram algumas diferenças, tendo a
área da saúde apresentado correlações significativas em todas as dimensões; já na área de
tecnologia, houve uma diminuição nas correlações significativas, sendo que as de maior valor
estão relacionadas com a carreira. Destaca-se a importância de estudos que tenham seu
interesse para além do ano de entrada dos estudantes na instituição, bem como apresentem
maior foco nas questões referentes à dimensão pessoal. Outros instrumentos podem ser
utilizados a fim de coletar mais informações sobre a realidade acadêmica no que se refere à
sua vivência. A instituição apresenta um importante papel no manejo de todas as
manifestações existentes em seu contexto, sendo interessante também investigar o olhar que o
local de ensino possui da vivência de seus estudantes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: