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dc.contributor.advisorSchaf, Frederico Menine
dc.creatorSimas, Ricardo Aires
dc.date.accessioned2019-09-18T13:29:38Z
dc.date.available2019-09-18T13:29:38Z
dc.date.issued2012-11-23
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18242
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação a da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractIt is understood that the information and communications technology today is universally accessible. This research aims to demonstrate that the educator has knowledge the of existing technology. Moreover, that they use them routinely in your home, but can not detach itself from the traditional way of teaching, either for lack of creativity, by ignoring the potential of technologies, or even, for lack of technology in schools. The survey was conducted in 50% of schools in the municipality of Uruguaiana/RS, were 19% of the teachers working in the classroom were interviewed. According to the data, 91% of elementary school teachers conduct research on the Internet to prepare lessons and 81% have a Facebook account, which demonstrates knowledge and use of technology. However, only 7% have a classroom blog and only 25% is communicated by email with their students. According to the interviewed teachers, the main reasons for not using IT in the classroom are the lack of equipment and/or lack of professional technical support for teachers and students. With the obtained results, there is the necessity and urgent rehabilitation of the teacher so that it is able to use new technology can act as a mediator and instigator in the formation of knowledge of students, creating a bridge between what students know and what not yet discovered. The teacher's role is to provoke challenges to students. And for this, the teacher needs to master (s) technology (s) adopted (s).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEmprego de tecnologia na educaçãopor
dc.subjectPesquisa de avaliaçãopor
dc.subjectSistema ensino municipalpor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEvaluation researcheng
dc.subjectPublic fundamental educationeng
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.subjectUse of technology in educationeng
dc.titleUm panorama do emprego de tecnologias no ensino da rede pública municipal de Uruguaiana/RSpor
dc.title.alternativeAn overview of the use of technologies in Uruguaiana/RS public municipal educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação a da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEntende-se que a tecnologia da informação e da comunicação, hoje, está universalmente acessível. Com a presente pesquisa pretende-se demonstrar que o educador possui conhecimento das tecnologias existentes. Mais que isso, as utiliza corriqueiramente em sua residência, mas não consegue desprender-se da maneira tradicional de ensinar, seja por falta de criatividade, por desconhecer o potencial das tecnologias, ou, ainda, por falta de tecnologias nas escolas. A pesquisa foi realizada em 50% das escolas da rede pública municipal de Uruguaiana-RS, onde foram entrevistados 19% dos professores atuantes em sala de aula. Segundo os dados obtidos, 91% dos professores de Ensino Fundamental realizam pesquisas na Internet para preparar suas aulas e 81% possui conta na rede social Facebook, o que comprova o conhecimento e uso das tecnologias. No entanto, somente 7% possuem um Blog da disciplina e apenas 25% comunica-se por e-mail com seus alunos. O trabalho aponta através de entrevistas que os principais motivos para não utilização de tecnologias da informação (TI) em sala de aula são a falta de equipamentos e/ou a falta de profissional técnico para apoio. Assim, nota-se a necessária e urgente reeducação do professor para que este esteja apto a utilizar tecnologias e podendo agir como mediador e instigador na formação do conhecimento, criando uma ponte entre o que o aluno sabe e o que ainda não descobriu. A função do professor é provocar desafios aos alunos, para isto, o professor precisa dominar a(s) tecnologia(s) adotada(s).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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