dc.contributor.advisor | Schaf, Frederico Menine | |
dc.creator | Simas, Ricardo Aires | |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T13:29:38Z | |
dc.date.available | 2019-09-18T13:29:38Z | |
dc.date.issued | 2012-11-23 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18242 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação a da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | It is understood that the information and communications technology today is universally
accessible. This research aims to demonstrate that the educator has knowledge the of
existing technology. Moreover, that they use them routinely in your home, but can not detach
itself from the traditional way of teaching, either for lack of creativity, by ignoring the potential
of technologies, or even, for lack of technology in schools. The survey was conducted in
50% of schools in the municipality of Uruguaiana/RS, were 19% of the teachers working in
the classroom were interviewed. According to the data, 91% of elementary school teachers
conduct research on the Internet to prepare lessons and 81% have a Facebook account,
which demonstrates knowledge and use of technology. However, only 7% have a classroom
blog and only 25% is communicated by email with their students. According to the
interviewed teachers, the main reasons for not using IT in the classroom are the lack of
equipment and/or lack of professional technical support for teachers and students. With the
obtained results, there is the necessity and urgent rehabilitation of the teacher so that it is
able to use new technology can act as a mediator and instigator in the formation of
knowledge of students, creating a bridge between what students know and what not yet
discovered. The teacher's role is to provoke challenges to students. And for this, the teacher
needs to master (s) technology (s) adopted (s). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Emprego de tecnologia na educação | por |
dc.subject | Pesquisa de avaliação | por |
dc.subject | Sistema ensino municipal | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Evaluation research | eng |
dc.subject | Public fundamental education | eng |
dc.subject | ICT (Technologies of Information and Communication) | eng |
dc.subject | Use of technology in education | eng |
dc.title | Um panorama do emprego de tecnologias no ensino da rede pública municipal de Uruguaiana/RS | por |
dc.title.alternative | An overview of the use of technologies in Uruguaiana/RS public municipal education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação a da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Entende-se que a tecnologia da informação e da comunicação, hoje, está universalmente
acessível. Com a presente pesquisa pretende-se demonstrar que o educador possui
conhecimento das tecnologias existentes. Mais que isso, as utiliza corriqueiramente em sua
residência, mas não consegue desprender-se da maneira tradicional de ensinar, seja por
falta de criatividade, por desconhecer o potencial das tecnologias, ou, ainda, por falta de
tecnologias nas escolas. A pesquisa foi realizada em 50% das escolas da rede pública
municipal de Uruguaiana-RS, onde foram entrevistados 19% dos professores atuantes em
sala de aula. Segundo os dados obtidos, 91% dos professores de Ensino Fundamental
realizam pesquisas na Internet para preparar suas aulas e 81% possui conta na rede social
Facebook, o que comprova o conhecimento e uso das tecnologias. No entanto, somente 7%
possuem um Blog da disciplina e apenas 25% comunica-se por e-mail com seus alunos. O
trabalho aponta através de entrevistas que os principais motivos para não utilização de
tecnologias da informação (TI) em sala de aula são a falta de equipamentos e/ou a falta de
profissional técnico para apoio. Assim, nota-se a necessária e urgente reeducação do
professor para que este esteja apto a utilizar tecnologias e podendo agir como mediador e
instigador na formação do conhecimento, criando uma ponte entre o que o aluno sabe e o
que ainda não descobriu. A função do professor é provocar desafios aos alunos, para isto, o
professor precisa dominar a(s) tecnologia(s) adotada(s). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |