dc.contributor.advisor | Bressan, Thiago Santi | |
dc.creator | Fantoni, Rejane Marisa Muller | |
dc.date.accessioned | 2016-07-01T14:39:34Z | |
dc.date.available | 2016-07-01T14:39:34Z | |
dc.date.issued | 2011-10-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1826 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article is the result of an investigation carried out from the production and use of Digital Educational Materials in Physical Education classes in order to check into educational practices, the potential of these materials in the learning process of the theoretical contents of Physical Education. The teaching material produced was deployed in groups of seventh and eighth grades of elementary school. The games and the games are very important for cognitive development. They are essential in character development, social integration and assist in the organization of thought, develop quick thinking and increase self esteem of students. The game needs to be applied at school and educational, helping in the educational process and learning of children, because they allow a full development of children. Specifically, the game of chess exercise logical thinking, concentration, analytical thinking, autonomy, planning and decision making. It is also considered an excellent pedagogical support which is related to various disciplines such as Mathematics, Geography and Arts. The proposal was to insert the Digital Courseware as learning process to prepare the student to be able to make decisions in situations that require quick thinking and seeks to form upstanding citizens through a leisure activity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Xadrez | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.title | Educação Física e o uso das TICs para ensinar xadrez no ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | Physical education and the use of TICs for teaching chess inelementary school | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo é o resultado de uma investigação realizada a partir da produção e utilização de Materiais Didáticos Digitais nas aulas de Educação Física com o objetivo de verificar, na prática educacional, o potencial desses materiais no processo ensino aprendizagem dos conteúdos teóricos de Educação Física. O material didático produzido foi implantado em turmas de sétima e oitava séries do Ensino Fundamental. Os jogos e as brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo da criança. Eles são essenciais na formação do caráter, auxiliam a integração social e na organização do pensamento, desenvolvem o raciocínio rápido e aumentam a auto-estima dos alunos. O jogo precisa ser aplicado na escola como fins pedagógicos, auxiliando no processo pedagógico e na aprendizagem das crianças, pois permitem um desenvolvimento integral das crianças. Especificamente, o jogo de xadrez exercita o raciocínio lógico, a concentração, o pensamento analítico, a autonomia, o planejamento e a tomada de decisões. Também é considerado um excelente suporte pedagógico o qual se relaciona com diversas disciplinas como Matemáticas, Artes e Geografia. A proposta foi inserir o Material Didático Digital como um processo de ensino aprendizagem, a fim de preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exijam raciocínio rápido. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |