dc.contributor.advisor | Lourega, Luciana Vescia | |
dc.creator | França, Darliana Sidicléa | |
dc.date.accessioned | 2016-07-01T14:46:58Z | |
dc.date.available | 2016-07-01T14:46:58Z | |
dc.date.issued | 2011-10-29 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1827 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | New Information and Communication Technologies have long been used by society,
being necessary the school also integrates them as an educational resource. Thus
making teaching more dynamic, where knowledge is constructed through interaction
between teacher and student, student and student, student and machine. Is this
sense, the research aims to investigate whether the teacher and the student is
prepared to use technological tools for education. For this, we carried out a research
tool, being applied in a municipal school Sobradinho-RS. It constitutes a descriptive
study, which took place through a collection of data on the technologies that teachers
and student have access as well as which teachers use in teaching- learning
process. Furthermore, if these (students and teachers) feel safe when using such
tools. It is intended to survey results provide support for school evaluation and mine,
which realizes the need for structural investments and ongoing training of teacher so
that these could be used, safely TIC in teaching-learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.title | Professor e aluno frente aos desafios das tecnologias da educação | por |
dc.title.alternative | Teacher and student facing the challenges of technologies in education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As Tecnologias da Informação e Comunicação há muito são utilizadas pela
sociedade, sendo necessário à escola também integrá-las como recurso
pedagógico. Tornando assim, o ensino mais dinâmico, onde o conhecimento é
construido através da interação entre professor e aluno, aluno e máquina e aluno e
aluno. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar se o professor e o
aluno encontram-se preparados e sentem-se seguros para utilizar as ferramentas
tecnológicas em prol da educação. Para isso, desenvolveu-se um instrumento de
pesquisa, sendo aplicado em uma escola da rede municipal de Sobradinho-RS.
Constitui-se um estudo descritivo, que se realizouatravés de uma coleta de dados
sobre as tecnologias queos professores e alunos têm acesso, bem como quais os
docentes utilizam no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, se esses
(alunos e professores) sentem-se seguros ao utilizar tais ferramentas. Pretende-se
com o resultados da pesquisa oferecer subsidios para avaliação minha e da escola,
em relação, as tecnologias da informação e comunicação. Em que, percebe-se a
necessidade de investimentos estruturais e na formação continuada dos educadores
para que esses possam utilizar, de forma segura, as TIC no processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |