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dc.creatorBrandão, Janaína Balk
dc.creatorGuimarães, Gisele Martins
dc.date.accessioned2019-09-23T17:27:11Z
dc.date.available2019-09-23T17:27:11Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationBRANDÃO, Janaína Balk et al. Seminário integrador I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18358
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.titleSeminário integrador Ipor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoPor meio da disciplina Seminário Integrador I espera-se que o aluno consiga refletir interdisciplinarmente, utilizando os conhecimentos obtidos até o momento no Curso de Educação do Campo. A primeira parte do material aborda a temática da educação pela agroecologia, cidadania e sustentabilidade, trazendo à tona um conjunto de elementos de ordem econômica, social e ambiental como suporte para reflexões no campo educacional a partir da demonstração da evolução do pensamento ambiental a partir do século XX. Em seguida apresenta-se a Agroecologia como ciência, realizando breve apanhado do "estado da arte" do conhecimento agroecológico. A partir da delimitação conceitual, acerca da sustentabilidade e Agroecologia, discute-se possíveis aplicações de seus preceitos para o Desenvolvimento. Traz-se à tona as diferentes abordagens do desenvolvimento: sustentável, rural, agrícola, agrário, regional, local e territorial convidando o estudante a conhecer e refletir sobre o papel da educação nas estratégias de desenvolvimento, especialmente a educação ambiental. Para complementar essa temática, apresenta-se um panorama histórico do marco legal relacionado à educação ambiental no Brasil. Por fim, aborda-se a Educação Ambiental Agroecológica: atores, práticas e alternativas procurando fazer uma conexão teórica com práticas existentes. A segunda parte proporciona uma abordagem crítica sobre os conflitos ambientais modernos e como a sociedade está se organizando (na forma de movimentos sociais) para fazer frente aos problemas relativos às questões ambientais. Por fim, ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: Refletir interdisciplinarmente conforme tema abaixo sobre os conteúdos estudados nas disciplinas do primeiro semestre e do semestre subsequente e inter-relacionar com a problemática do desenvolvimento local e regional, procurando identificar os fatores limitantes e suas potencialidades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor


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