dc.creator | Lazzarin, Marcia Lise Lunardi | |
dc.creator | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T19:29:29Z | |
dc.date.available | 2019-09-23T19:29:29Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.identifier.citation | LAZZARIN, Marcia Lise Lunardi ... [et al]. Educação, identidade e diferença. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18377 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Especialização em Gestão em Arquivos | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | Identidades culturais | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Educação, identidade e diferença | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina Educação, Identidade e Diferença vem ao encontro de uma perspectiva que aborda a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira unidade, são abordadas as concepções que envolvem os processos de inclusão/exclusão, no contexto da sociedade moderna, procurando mediar aspectos pertinentes entre pluralismo, diversidade, multiculturalismo e tolerância. Nessa perspectiva, para entendermos a produção da alteridade, torna-se imprescindível a compreensão da noção de norma. Nas demais unidades, propomos uma discussão sobre as noções de identidade, diferença e deficiência atreladas à representação e aos estereótipos que produzem os sujeitos que são os atores de uma sociedade multicultural. Para tanto, partimos de uma análise acerca das relações de poder instituídas nas relações sociais que demarcam discursos “normalizadores” sobre grupos culturais minoritários. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA | por |