A contribuição do blog colaborativo para a construção de conhecimentos em produção textual com alunos do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública, no município de Três de Maio, RS
Visualizar/ Abrir
Data
2010-10-03Autor
Sipmann, Laenir Ana Busanello
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo apresenta um estudo de caso que investigou como as estratégias didáticas
empregadas com o apoio de um blog colaborativo contribuem para a construção de
conhecimentos em produção textual, em Língua Portuguesa, para turma do Ensino Médio, de uma
escola pública, de Três de Maio, RS. Esta pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida dentro do
trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da
Comunicação Aplicadas à Educação, EAD no sistema UAB, pela Universidade Federal de Santa
Maria, RS, durante o ano de 2010. A pesquisa foi realizada no período de julho e agosto de 2010,
utilizando a metodologia qualitativa, através da observação, avaliação dos textos produzidos e
questionário. A utilização de estratégias didáticas com o apoio de um blog colaborativo construído
pelos alunos proporcionou a construção de textos dissertativos onde o objetivo educacional foi
atingido em grande parte no que se referia à construção de conhecimentos sobre argumentação.
E despertou o gosto pela investigação, pela autonomia, espírito crítico e pelo uso da Internet
como suporte para o aprendizado em rede.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: