Mostrar registro simples

dc.creatorRoos, Simone Neiva Milbradt
dc.date.accessioned2019-10-14T19:18:21Z
dc.date.available2019-10-14T19:18:21Z
dc.date.issued2017-12-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18584
dc.description.abstractThis dissertation had as subjects of research the education and the process of aging and its discussions were built from the theoretical contributions of Gerontology. The aim was to investigate the relationship of education through continuing education offered by the Special Student Project II for the aging of the elderly with this academic link. The methodology had as a theoretical-methodological approach the qualitative research, because it was a type of research that understood the social phenomena from the analysis of the subjects, the Special Student II, from his/her perceptions and understanding of reality. The Federal University of Santa Maria came as a pioneer in opening space for the elderly, offering them the possibility to take classes through Resolution 11/92, regardless of the achievement of proof and minimum schooling. From the point of view of four elderly people (Special Students II), the project's founder and the representative of the Department of Registration and Academic Control, this research will offer the institution subsidies so that the continuing education, especially related to aging, can be even more qualified. Among the results, we highlight the subsidies that it is still necessary to expand the dissemination and create new projects for the elderly public in UFSM. Therefore, the the Special Student Project II offers continuing education and relies on students to believe that there is always time to learn and that knowledge makes progress in life enabling new discoveries and personal achievements.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAluno especial IIpor
dc.subjectUFSMpor
dc.subjectEducação e envelhecimentopor
dc.subjectSpecial student IIeng
dc.subjectEducation and agingeng
dc.titleProjeto Aluno Especial II da UFSM: educação e envelhecimentopor
dc.title.alternativeUFSM Special Student II Project: education and agingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação teve como tema de pesquisa educação e envelhecimento e foi discutida a partir dos aportes teóricos da Gerontologia. O objetivo foi pesquisar a relação da educação através da formação continuada oferecida pelo Projeto Aluno Especial II para o envelhecimento do idoso com este vínculo acadêmico. A metodologia teve como abordagem teórico-metodológica a pesquisa qualitativa, por se tratar de um tipo de pesquisa que compreendeu os fenômenos sociais, a partir da análise dos sujeitos, o Aluno Especial II, suas percepções e compreensão da realidade. A Universidade Federal de Santa Maria veio como pioneira na abertura do espaço para integração do idoso, ofertando a possibilidade de o mesmo cursar disciplinas através da Resolução 11/92, independentemente de realização de prova e de escolaridade mínima. A partir do ponto de vista dos quatro idosos (Alunos Especial II), do idealizador do Projeto e do representante do Departamento de Registro e Controle Acadêmico essa pesquisa oferecerá à Instituição subsídios para que a formação continuada, principalmente à relacionada ao envelhecimento, possa ser ainda mais qualificada. Entre os resultados, ressaltam-se os subsídios de que ainda é necessário ampliar a divulgação e criar novos projetos para o público dos idosos na UFSM. Portanto, o Projeto Aluno Especial II oferece a formação continuada e perpassa a confiança aos alunos em acreditar que sempre há tempo de aprender e que o conhecimento faz progredir na vida, possibilitando novas descobertas e realizações pessoais.por
dc.contributor.advisor1Acosta, Marco Aurélio de Figueiredo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6715907233036608por
dc.contributor.referee1Doll, Johannes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6630859941080575por
dc.contributor.referee2Costa, Leandra Costa da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4430859040956984por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6679364055267952por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiências da Saúdepor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gerontologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International