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dc.contributor.advisorLisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.creatorAppel, Janine Frescura
dc.date.accessioned2016-07-11T20:25:00Z
dc.date.available2016-07-11T20:25:00Z
dc.date.issued2015-12-15
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1879
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Jornalismo, RS, 2015.por
dc.description.abstractEste trabajo trata de identificar y comprender cómo se representa la identidad femenina gaucha en el documental "Ciranda Cultural de Prendas – 40 años", lanzado en 2010 por el Movimiento Gaucho Tradicionalista (MTG), durante el cuadragésimo Concurso de Prendas de Río Grande do Sul. A elección de este objeto se justifica, ya que es el primer producto audiovisual protagonizado por la representación femenina de la identidad gaucha, específicamente la Prenda. Operamos un análisis cultural mediática basada en los Estudios Culturales, y inspiramos-nos en los protocolos de circuito de la cultura propuestos por Johnson (1997) y Du Gay et.al. (1999) para construir una metodología específica para este estudio. Contemplamos diferentes instancias de la construcción de estas representaciones, desde el ambiente de producción y regulación del documental - incluyendo perspectivas sobre el contexto de MTG y Ciranda - hasta que el análisis textual del producto audiovisual, basado en estudios de Casetti y Chio (1999), que abarcan elementos de la narración, los sujetos que participan en el documental, escenografía y vestuario utilizado. La ruta analítica está impregnado de tensiones hechos de los medios de comunicación y los estudios de identidad, especialmente con respecto a la identidad regional y de género y las diferentes representaciones de "ser mujer gaucha" indicadas para la Prenda en esta producción. Los resultados apuntan cinco representaciones, desde su identificación con el patriarcado, el positivismo, el mito del gaucho, la participación en el concurso de MTG e, de manera innovadora, con la conquista femenina del mercado de trabajo.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade feminina gaúchapor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectPrendapor
dc.subjectAnálise cultural midiáticapor
dc.subjectDucumentário "Ciranda Cultural de Prendas - 40 Anos"por
dc.subjectIdentidad defenina gauchaspa
dc.subjectRepresentaciónspa
dc.subjectAnálisis cultural mediáticaspa
dc.subjectDocumental "Ciranda Cultural de Prendas - 40 Años"spa
dc.titleRepresentações da identidade feminina gaúcha: análise cultural midiática do documentário "Ciranda Cultural de Prendas - 40 Anos"por
dc.title.alternativeRepresentación de la identidad femenina gaucha: Análisis cultural mediatica del documental "Ciranda Cultural de Prendas - 40 Años"spa
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social - Jornalismopor
dc.description.resumoEste trabalho busca identificar e compreender como a identidade feminina gaúcha é representada no documentário ―Ciranda Cultural de Prendas – 40 anos, lançado em 2010 pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), durante o quadragésimo Concurso de Prendas do Rio Grande do Sul. A escolha deste objeto é justificada por se tratar do primeiro produto audiovisual protagonizado pela representação feminina da identidade gaúcha, especificamente a Prenda. Para tanto, operamos uma análise cultural midiática calcada nos Estudos Culturais e inspiramo-nos nos protocolos do circuito da cultura propostos por Johnson (1997) e Du Gay et.al. (1999), para construirmos uma metodologia específica para este estudo. Desse modo, contemplamos diferentes instâncias que tensionam a construção dessas representações da mulher gaúcha, desde a ambiência de produção e regulação do documentário – incluindo olhares sobre o contexto do MTG e da Ciranda de Prendas –, até a análise textual do produto audiovisual, amparada nos estudos de Casetti e Chio (1999), abarcando elementos da narração, os sujeitos participantes do documentário, cenário e figurinos utilizados. O percurso analítico é perpassado por tensionamentos feitos a partir dos estudos de mídia e identidade, sobretudo no que tange à identidade regional e de gênero e sobre as diferentes representações de ―ser mulher gaúcha indicadas para as Prendas nessa produção audiovisual. Os resultados apontam cinco representações da mulher gaúcha indicadas para a Prenda, desde sua identificação com o patriarcado, com o positivismo, com o mito do gaúcho, com a participação no concurso do MTG e, de maneira inovadora, com a conquista feminina do mercado de trabalho.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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