Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzambuja, Cati Reckelberg
dc.creatorRibas, Juliana da Rosa
dc.date.accessioned2019-11-11T12:32:10Z
dc.date.available2019-11-11T12:32:10Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18876
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis work comes about training process of the physics teacher in child’s education, with aim understand the initial training process of the physics teacher that works with child’s education, seeking a rapprochement with his personal and professional training throughout their life course. Appears as a qualitative research approach, based on studies conducted by por Thomas e Nelson (2002) via Method Case Study. As information collection instrument was used semi-structured interviews with a teacher of physical education in early child´s education. The theoretical framework was based on authors researching this subject, including Ayoub (2001), Benjamin (1984), Oliveira Formosinho (2002), Nóvoa (1992; 1995), Retondar (1995), Tardif (2002). The reflections on the respondent teacher understandings led to realize that the initial formation process came to help but to their personal and professional training, as it is understood that the teacher's knowledge to be experienced transformed into knowledge built on experience, and reflect the person's be a teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectProcessos formativospor
dc.subjectFormação pessoal e profissionalpor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectTraining processoseng
dc.subjectPersonal and professional developmenteng
dc.subjectChildren educationeng
dc.titleProcessos formativos de um professor de educação física na educação infantil - algumas reflexõespor
dc.title.alternativeTraining process of the physics teacher in child’s education - some reflectionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho, versa sobre os processos formativos de um professor de Educação Física na Educação Infantil, tem como objetivo compreender o processo formativo inicial de um professor de educação física que atua na educação infantil, buscando uma aproximação com sua formação pessoal e profissional ao longo da sua trajetória de vida Configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base nos estudos desenvolvidos por Thomas e Nelson (2002), através do Método Estudo de Caso. Como instrumento de coleta de informações utilizou-se entrevista semi-estruturada aplicada a um professor de Educação Física na Educação Infantil. O referencial teórico baseou-se autores que pesquisam esse assunto, entre eles Ayoub (2001), Benjamim (1984), Oliveira Formosinho(2002), Nóvoa (1992;1995), Retondar (1995),Tardif (2002). As reflexões acerca dos entendimentos do professor entrevistado levaram a perceber que o processo formativo inicial veio a contribuir sim para sua formação pessoal e profissional, pois se entende que os saberes do professor aos serem vivenciados transformam em saberes construídos na experiência, e refletem a pessoa do ser professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto