dc.contributor.advisor | Aquistapasse, Lusa Rosangela Lopes | |
dc.creator | Guastavino Junior, Reinaldo | |
dc.date.accessioned | 2016-07-12T13:38:17Z | |
dc.date.available | 2016-07-12T13:38:17Z | |
dc.date.issued | 2012-05-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1892 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The coating materials in various surfaces is something that comes with the development of various cultures and civilizations over the centuries. The primitive man has expressed his feelings and his vision of the world, long before the current technological knowledge, aesthetic appeal and demand for new materials, to what
we now call "decorative". In this context, we cite the first impressions made by human hands in the cave of Lascaux in France, registering it with the earliest forms of coating spaces. In antiquity, the first civilizations, such as the Assyrians, Persians, Babylonians and others, made use of various artistic techniques and materials in order to decorate their palaces, walls, tombs, houses and clothes. From this period we can mention Decorative Tiles, Mosaic and the Marquetry, which had its birth in the Eastern world and later were taken to European soil, and broadcast to the world. Thus, this research relied on these three decorative and coating expressions and used as reference the "Flora" for the creation of surface designs and configuration, which were represented in the
figure of the Rose and Tulip. With the proposition of a specific and particular methodology in the creation of products for coating environments such as lofts, the investigation was focus on projects aesthetically and materially different, and resulted in a collection of Decorative Panels with five distinct lines that were: Line
Cathedral , Mermet Line, Line Hibernia, Most Pure Line, Line Damascus. The prototypes, regarding the design, made the use of technology in carpentry for cutting MDF and new materials for a wide range of application solutions and formal arrangement in all the drawings, focusing on the project. As a result, the decorative panels with the most various applications - paging- comes partly to meet the demand for new products, and solutions at times unprecedented and differentiated for residential consumers, architects and decorative coating manufacturing industries. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Design de superfície | por |
dc.subject | Revestimento decorativo | por |
dc.subject | Floral | por |
dc.subject | Mosaico | por |
dc.subject | Marchetaria | por |
dc.title | Superfície e configuração propostas de revestimento para lofts, tendo o floral como referência para a criação de desenhos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Design para Estamparia | por |
dc.description.resumo | O revestimento de materiais nas mais variadas superfícies é algo que acompanha o
desenvolvimento de diversas culturas e civilizações através dos séculos. O homem primitivo já expressava seus sentimentos e sua visão do mundo, muito antes dos atuais conhecimentos tecnológicos, apelos estéticos e procura por novos materiais, para o que hoje denominamos “decorativo”. Neste contexto, podemos citar as primeiras impressões feitas por mãos humanas na Caverna de Lascaux na França, registrando com isso as primeiras formas de revestimento de espaços. Na antiguidade, as primeiras civilizações, como Assírios, Persas, Babilônicos entre outros,
fizeram o uso de diversos materiais e técnicas artísticas com a finalidade de ornamentar seus palácios, muros, tumbas, residências e vestes. Deste período podemos citar o Azulejo Decorativo, o Mosaico e a Marchetaria, que tiveram o seu nascimento no mundo oriental e que posteriormente foram levadas para solo europeu e difundidas para o mundo. Sendo assim, esta pesquisa se apoiou nestas três expressões decorativas de revestimento e teve como referência a “Flora” para a criação
dos desenhos de superfície e configuração, os quais foram representados na figura da Rosa e da Tulipa. Com a proposição de uma metodologia específica e particular na criação de produtos destinados ao revestimento de ambientes como lofts, a investigação focou em projetos estética e materialmente diferenciados, e teve como resultado uma coleção de Painéis Decorativos, com cinco linhas distintas que foram: Linha Cathedral, Linha Mermet, Linha Hibérnia, Linha Puríssima, Linha
Damasco. Os protótipos, no que tange a concepção, fez o uso de tecnologias em marcenaria para o corte do MDF e novos materiais para as mais diferentes soluções de aplicação e arranjo formal no conjunto dos desenhos, tendo como foco o projeto. Como resultado, os paineis decorativos com as mais variadas possibilidades de aplicação – paginação- , vem suprir em parte a procura por novos
produtos, e com soluções por vezes inéditas e diferenciadas para consumidores residenciais, arquitetos e indústrias fabricantes de revestimento decorativos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |