Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaptaglin, Leila Adriana
dc.creatorGremmelmaier, Heloísa Corso Souza
dc.date.accessioned2016-07-13T12:30:50Z
dc.date.available2016-07-13T12:30:50Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1900
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe main role of education in the development of individuals and societies has been enlarged in the new Millennium, and it points to the need of constructing a school towards the citizen’s formation. Thus, for a better comprehension on how the educational process has been triggered, we try to evaluate the understanding of the school management/winner present in the school managers: in the Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana/RS and Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório/RS so that some reflection moments are provided in order to articulate a better development of the school management. Therefore, for this purpose, we interviewed 6 professors from both schools. These interviews brought out some subsidies so that we could discuss about the issues that permeate the school management. A Management in which this study showed some links with the process of management by considering that this is still found in some schools in the educational system. In order to systematize the data presented, we achieved an evaluation based on the Content Analysis. In this evaluation, we established four categories, namely: 1- Organization of a democratic management; 2-Dedication to education/learning; 3- Funds and equipments needed; 4-Professional and institutional appreciation. These categories provide to us some discussions that made us to observe, according to some manager professors’ arguments, participating in this research, that for a school to be considered as winner, it is imperative that it has a manager that searches for quality in education to their students, furthermore, that the manager is conscious that it is not possible to conquest anything alone, and that he or she depends on the collaborators who make part of the school community in order to reach a common objective of improvement of school and education qualification.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectGestor escolarpor
dc.subjectGestão escolar vencedorapor
dc.titleGestão escolar vencedora: conceitos e concepções de gestor na escola públicapor
dc.title.alternativeSchool management/winner: manager’s concepts and conceptions in public schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO papel da educação no desenvolvimento das pessoas enquanto cidadão amplia-se, ainda mais, com o contexto contemporâneo. Assim, para uma melhor compreensão de como vem se desencadeando o processo educativo, procuramos aqui analisar o entendimento de gestão escolar/vencedora presente nos gestores das escolas: Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana/RS e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório/RS para que, com isso, sejam proporcionados alguns momentos de reflexão a fim de articular um melhor desenvolvimento da gestão escolar. Para isso, realizamos entrevistas com 6 professores destas duas escolas. Estas entrevistas trouxeram subsídios para que pudéssemos estar discutindo acerca das questões que perpassam a gestão escolar. A fim de sistematizar os dados apresentados, fizemos uma Análise embasada na Análise de Conteúdo. Nesta análise estabelecemos quatro categorias, a saber: 1- Organização de uma gestão democrática; 2-Dedicação ao ensino/aprendizagem; 3- Verbas e equipamentos necessários; 4-Valorização profissional e institucional. Estas categorias nos proporcionaram algumas discussões que nos levaram a perceber, conforme as colocações dos professores gestores participantes desta pesquisa, que considera-se uma escola vencedora aquela que possui um gestor que busca um ensino de qualidade para os seus alunos e mais ainda, aquele gestor que sabe que sozinho não há possibilidades de conquista e que o mesmo depende de seus colaboradores que fazem parte da comunidade escolar para poder se chegar ao objetivo comum de melhoria da qualificação da escola e da educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples