dc.contributor.advisor | Baptaglin, Leila Adriana | |
dc.creator | Gremmelmaier, Heloísa Corso Souza | |
dc.date.accessioned | 2016-07-13T12:30:50Z | |
dc.date.available | 2016-07-13T12:30:50Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1900 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The main role of education in the development of individuals and societies has been
enlarged in the new Millennium, and it points to the need of constructing a school
towards the citizen’s formation. Thus, for a better comprehension on how the
educational process has been triggered, we try to evaluate the understanding of the
school management/winner present in the school managers: in the Escola Estadual
de Ensino Médio Mário Quintana/RS and Escola Municipal de Ensino Fundamental
Arlindo Luiz Osório/RS so that some reflection moments are provided in order to
articulate a better development of the school management. Therefore, for this
purpose, we interviewed 6 professors from both schools. These interviews brought
out some subsidies so that we could discuss about the issues that permeate the
school management. A Management in which this study showed some links with the
process of management by considering that this is still found in some schools in the
educational system. In order to systematize the data presented, we achieved an
evaluation based on the Content Analysis. In this evaluation, we established four
categories, namely: 1- Organization of a democratic management; 2-Dedication to
education/learning; 3- Funds and equipments needed; 4-Professional and
institutional appreciation. These categories provide to us some discussions that
made us to observe, according to some manager professors’ arguments, participating
in this research, that for a school to be considered as winner, it is imperative that it
has a manager that searches for quality in education to their students, furthermore,
that the manager is conscious that it is not possible to conquest anything alone, and
that he or she depends on the collaborators who make part of the school community
in order to reach a common objective of improvement of school and education
qualification. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Gestor escolar | por |
dc.subject | Gestão escolar vencedora | por |
dc.title | Gestão escolar vencedora: conceitos e concepções de gestor na escola pública | por |
dc.title.alternative | School management/winner: manager’s concepts and conceptions in public school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O papel da educação no desenvolvimento das pessoas enquanto cidadão amplia-se,
ainda mais, com o contexto contemporâneo. Assim, para uma melhor compreensão
de como vem se desencadeando o processo educativo, procuramos aqui analisar o
entendimento de gestão escolar/vencedora presente nos gestores das escolas:
Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana/RS e na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório/RS para que, com isso, sejam
proporcionados alguns momentos de reflexão a fim de articular um melhor
desenvolvimento da gestão escolar. Para isso, realizamos entrevistas com 6
professores destas duas escolas. Estas entrevistas trouxeram subsídios para que
pudéssemos estar discutindo acerca das questões que perpassam a gestão escolar.
A fim de sistematizar os dados apresentados, fizemos uma Análise embasada na
Análise de Conteúdo. Nesta análise estabelecemos quatro categorias, a saber: 1-
Organização de uma gestão democrática; 2-Dedicação ao ensino/aprendizagem; 3-
Verbas e equipamentos necessários; 4-Valorização profissional e institucional. Estas
categorias nos proporcionaram algumas discussões que nos levaram a perceber,
conforme as colocações dos professores gestores participantes desta pesquisa, que
considera-se uma escola vencedora aquela que possui um gestor que busca um
ensino de qualidade para os seus alunos e mais ainda, aquele gestor que sabe que
sozinho não há possibilidades de conquista e que o mesmo depende de seus
colaboradores que fazem parte da comunidade escolar para poder se chegar ao
objetivo comum de melhoria da qualificação da escola e da educação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |