Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantarosa, Maria Cecília Pereira
dc.creatorSchirmer, Graciela de Jesus
dc.date.accessioned2019-11-25T15:23:55Z
dc.date.available2019-11-25T15:23:55Z
dc.date.issued2015-12-19
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19041
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015por
dc.description.abstractThis work is the result of a field research based on a mathematical investigation of the classroom, realized about the Financial Mathematics with the perspective of Critical Mathematic Education. This research’s objective was to investigate the standing of the students up to common financial problems and the utilization or non-use of the mathematical knowledge to take a standing. The subjects of this research are students of a 3° grade class of the high school Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, from Restinga Sêca. After analyzing the results it’s possible to point out that the students are missing knowledge about the interest rates in the current market, like banks interest rates, vehicle financing rates or even interest rates in the local commerce. We concluded that the way mathematical knowledge is developed in school not always prepare the student for life in our society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação matemática críticapor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectInvestigações matemáticaspor
dc.subjectMatemática na práticapor
dc.subjectCritical mathematical educationeng
dc.subjectFinancial mathematicseng
dc.subjectMathematical investigationeng
dc.subjectMathematics in praticeeng
dc.titleEducação financeira: aplicação de conhecimentos matemáticos para a resolução de situações-problemaspor
dc.title.alternativeFinancial education: aplication of mathematical knowledge to solve problem situationseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo baseada na investigação matemática em sala de aula, realizada acerca do conteúdo de Matemática Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica. O objetivo desta pesquisa foi investigar a postura dos alunos frente a problemas financeiros vivenciados comumentemente na comunidade e a utilização, ou não, dos conhecimentos Matemáticos para a tomada de decisão. Os sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma de 3ºano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo de Restinga Sêca. Após análise dos resultados podemos ressaltar a falta de conhecimento dos alunos sobre as taxas de juros praticadas no mercado atual, tais como juros bancários, financiamentos de veículos ou mesmo parcelamento em lojas do comércio local. Concluímos que a forma como são trabalhados os conteúdos matemáticos na Escola nem sempre prepara o aluno para esta vida em sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto