dc.contributor.advisor | Santarosa, Maria Cecília Pereira | |
dc.creator | Schirmer, Graciela de Jesus | |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T15:23:55Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T15:23:55Z | |
dc.date.issued | 2015-12-19 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19041 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2015 | por |
dc.description.abstract | This work is the result of a field research based on a mathematical investigation of the
classroom, realized about the Financial Mathematics with the perspective of Critical
Mathematic Education. This research’s objective was to investigate the standing of the
students up to common financial problems and the utilization or non-use of the mathematical
knowledge to take a standing. The subjects of this research are students of a 3° grade class of
the high school Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, from Restinga Sêca. After
analyzing the results it’s possible to point out that the students are missing knowledge about
the interest rates in the current market, like banks interest rates, vehicle financing rates or
even interest rates in the local commerce. We concluded that the way mathematical
knowledge is developed in school not always prepare the student for life in our society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação matemática crítica | por |
dc.subject | Matemática financeira | por |
dc.subject | Investigações matemáticas | por |
dc.subject | Matemática na prática | por |
dc.subject | Critical mathematical education | eng |
dc.subject | Financial mathematics | eng |
dc.subject | Mathematical investigation | eng |
dc.subject | Mathematics in pratice | eng |
dc.title | Educação financeira: aplicação de conhecimentos matemáticos para a resolução de situações-problemas | por |
dc.title.alternative | Financial education: aplication of mathematical knowledge to solve problem situations | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo baseada na investigação matemática em
sala de aula, realizada acerca do conteúdo de Matemática Financeira na perspectiva da
Educação Matemática Crítica. O objetivo desta pesquisa foi investigar a postura dos alunos
frente a problemas financeiros vivenciados comumentemente na comunidade e a utilização,
ou não, dos conhecimentos Matemáticos para a tomada de decisão. Os sujeitos da pesquisa
são alunos de uma turma de 3ºano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio
Érico Veríssimo de Restinga Sêca. Após análise dos resultados podemos ressaltar a
falta de conhecimento dos alunos sobre as taxas de juros praticadas no mercado atual, tais
como juros bancários, financiamentos de veículos ou mesmo parcelamento em lojas do
comércio local. Concluímos que a forma como são trabalhados os conteúdos matemáticos na
Escola nem sempre prepara o aluno para esta vida em sociedade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |